Confira levantamento realizado pelo Sebrae sobre a abertura de empresas da categoria nos três primeiros trimestres do ano.

Pequenos negócios continuam em crescimento e até setembro foram abertos mais de 3 milhões

Confira levantamento realizado pelo Sebrae sobre a abertura de empresas da categoria nos três primeiros trimestres do ano.



De acordo com um novo levantamento do Sebrae, apenas nos três primeiros trimestres deste ano, a soma da abertura de empreendimento entre Microempreendedor Individual (MEI) , microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP) chegou a 3 milhões de registros.

Os pequenos negócios brasileiros continuam colecionando grandes números em 2022 e no acumulado dos meses de janeiro, fevereiro e março, foram gerados mais de 823.800 MEI, 165.380 microempresas e 30.697 empresas de pequeno porte – totalizando 1.019.887 novos CNPJs.

Já o segundo trimestre de 2022 contabilizou menos cadastros de MEI (776.567), mas ultrapassou o volume de ME (aproximadamente 168,8 mil) e de EPP (32.795), o que culminou em 978.188 empreendimentos ao fim do período.

Situação semelhante ocorreu no somatório de julho, agosto e setembro, quando a quantidade de novos MEI se manteve um pouco abaixo do primeiro trimestre do ano (mais de 752 mil), porém, os registros de ME (superior a 182,6 mil) e EPP (34.593) equilibraram o comparativo e o montante final ficou em 969.493.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, os números mostram um crescimento estável e contínuo na quantidade de microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas – fator essencial para o desenvolvimento econômico do país. 

“Isso só reforça o papel estratégico desse segmento, que representa 99% das empresas brasileiras e beneficia direta ou indiretamente 86 milhões de pessoas, quase 40% de toda a população”, frisa. “Não podemos perder de vista que as MPE têm sido responsáveis, nos últimos anos, por sete em cada 10 novos empregos gerados no país”, complementa

Fonte: Contábeis

sobre nós

OGESTOR SISTEMAS

Desenvolvimento de soluções web e mobile para empresas: Emissores Fiscais e Sistemas ERP para Gestão.

você pode gostar também

Crie uma campanha de marketing para promover seus produtos ou serviços. Utilize as redes sociais e o e-mail marketing para divulgar suas promoções.
  • Ricardo Buzzo
  • 14 de março de 2023, às 12:48
8 Dicas para Impulsionar Suas Vendas no Dia do Consumidor
Projeção de crescimento do PIB foi mantida em 2,7%
  • Ricardo Buzzo
  • 18 de novembro de 2022, às 11:29
Economia reduz estimativa oficial de inflação de 6,3% para 5,85%
Empresários sentem dificuldades ao contratar candidatos que atendam a clientela com a retomada da economia.
  • Ricardo Buzzo
  • 24 de outubro de 2022, às 11:19
Emprego: falta de mão de obra qualificada dificulta contratação
"Regularize dívidas para aderir ao Simples Nacional em 2024
  • Jessica Almeida
  • 07 de dezembro de 2023, às 16:34
Simples Nacional 2024: Regularize Dívidas Empresariais!
  • Ricardo Buzzo
  • 23 de janeiro de 2020, às 19:17
Marketplace ou e-commerce: qual o melhor para começar?