Neste ano, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro, última sexta-feira do mês.

Black Friday vem aí: prepare-se com antecedência e venda mais

Neste ano, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro, última sexta-feira do mês.



A Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro, já se consagrou como uma das datas de maior movimentação do varejo no Brasil e uma das mais esperadas, tanto pelos comerciantes quanto pelos consumidores, que buscam preços menores para adquirir vários produtos de suas listas de desejos.

Falando do impacto da data em números, em 2021, somente no mercado on-line, as vendas nesse período movimentaram R$4,2 bilhões, com ticket médio de R$ 753.

Para este ano, as expectativas são ainda melhores, pois em novembro tem início a Copa do Mundo, o pagamento da primeira parcela do 13º salário e começam as compras para as confraternizações de fim de ano.

De acordo com a pesquisa Behup sobre consumo, referente ao 2º semestre de 2022, feita no último mês de maio, metade dos entrevistados (50%) já pretendiam comprar algum item na Black Friday. 

De olho nesse movimento, os donos de micro e pequenos negócios já podem se preparar para as ações de marketing, publicidade e canais de venda. Alguns segmentos do varejo são historicamente potencializados na Black Friday como: roupas e acessórios, eletrônicos, alimentos e bebidas, supermercados, calçados e brindes.

Dicas para vender mais no período

Outro ponto de atenção para os empreendedores que pretendem vender mais na data são os canais de venda disponíveis e a agilidade da entrega. 

“A opção de comprar o produto on-line na Black Friday é indispensável para quem busca melhorar os resultados”, recomenda o coordenador de Competitividade do Sebrae, Ivan Tonet.

Segundo o especialista, os negócios precisam estar atentos aos diversos aplicativos em que seu produto pode ser vendido e apresentado ao consumidor. 

“Temos ferramentas de marketplace que facilitam bastante, como Magalu, Mercado Livre, Americanas e Amazon. Para quem ainda não entrou nesse universo, recomendo que acesse os cursos do Sebrae e comece imediatamente”, diz Tonet. As redes sociais permanecem sendo um excelente canal de vendas para a Black Friday.

É fundamental realizar, com antecedência, uma checagem nos estoques para estimar as vendas e certificar que haverá disponibilidade dos produtos com mais saída. 

“Se o consumidor já está pensando em comprar, o empreendedor também precisa se antecipar e garantir que fará as vendas”, alerta Tonet.

Nesse momento, é importante verificar as opções de entrega desses produtos que são vendidos on-line. “O prazo para entrega é um fator determinante para a fidelização e o encantamento desse cliente”, completa o analista do Sebrae.

 

Fonte: Contábeis

sobre nós

OGESTOR SISTEMAS

Desenvolvimento de soluções web e mobile para empresas: Emissores Fiscais e Sistemas ERP para Gestão.

você pode gostar também

Automatize o envio de NF-e, NFC-e e CT-e com a integração OGESTOR e Domínio Sistemas. Otimize sua gestão fiscal e a colaboração com seu contador.
  • Maria Paiola
  • 21 de outubro de 2025, às 08:06
OGESTOR e Domínio, Parceria que automatiza sua contabilidade
Descubra as razões por trás da suspensão do seu CNPJ e as implicações disso para o seu negócio. Saiba como regularizar sua situação e evitar problemas.
  • Alex Reissler
  • 07 de novembro de 2023, às 16:48
CNPJ Suspenso: Conheça as Consequências e Como Regularizar
Descubra os hábitos dos empreendedores de sucesso nos finais de semana e veja como a Plataforma de Gestão OGESTOR pode ajudar!
  • Alex Reissler
  • 07 de março de 2025, às 08:17
O que empreendedores de sucesso fazem no fim de semana?
  • Ricardo Buzzo
  • 05 de março de 2019, às 19:00
Faturamento Fiscal anual - MEI
O setor de serviços se destaca entre as MPEs, já que possui mais da metade dos cadastros ativos no país.
  • Ricardo Buzzo
  • 26 de outubro de 2022, às 11:47
Micro e pequenas empresas representam 30% do PIB brasileiro
Aproveite crédito para MEIs e veja como o ERP da OGESTOR otimiza a gestão financeira do seu negócio.
  • Alex Reissler
  • 20 de junho de 2024, às 08:15
Crédito para Pequenos Negócios
Empregadores devem verificar se o Carnaval é considerado feriado na cidade ou Estado em que o estabelecimento está localizado
  • Ricardo Buzzo
  • 31 de janeiro de 2023, às 11:30
Confira como deve ser o expediente das empresas no Carnaval de 2023
  • Ricardo Buzzo
  • 15 de maio de 2020, às 22:32
Home office: o grande aliado do século 21
Mesmo com números positivos, o cenário é de desaceleração no terceiro trimestre (+2,2), em relação ao primeiro trimestre deste ano (+3,5%).
  • Ricardo Buzzo
  • 03 de novembro de 2022, às 12:37
PMEs crescem em setembro; Indústria e Comércio se destacam