Descubra como a gestão digital de contratos pode economizar tempo e evitar prejuízos bilionários para sua empresa.

Empresas Perdem Trilhões com Gestão Ineficiente de Contratos

Descubra como a gestão digital de contratos pode economizar tempo e evitar prejuízos bilionários para sua empresa.



Empresas em todo o mundo enfrentam desafios significativos ao lidar com processos manuais de gestão de contratos. Esses processos são frequentemente artesanais, repetitivos e morosos, resultando em desperdício de tempo e recursos financeiros. O erro humano é comum, acarretando multas e prejuízos frequentes, além de exigir esforços de muitas pessoas para realizar tarefas similares, devido à ausência de um processo maduro e definido.

Segundo o relatório "Gestão Digital de Contratos: Liberando o Valor do Gerenciamento de Acordos", feito pela Deloitte, as ineficiências na gestão de acordos resultam em uma perda anual de quase US$ 2 trilhões no valor econômico global para as empresas, causando diminuição da produtividade e perdas de oportunidades de receita. Além disso, corporações com fluxos de trabalho contratuais desconectados gastam, em média, 18% mais tempo em tarefas contratuais, resultando em mais de 55 bilhões de horas desperdiçadas por ano.

Desafios e Oportunidades na Gestão de Contratos

O estudo entrevistou mais de 1.000 líderes de tecnologia e negócios em dez países das Américas, com o objetivo de entender os desafios e oportunidades na gestão de acordos, incluindo dificuldades, critérios de compra e soluções ao longo do ciclo de vida dos contratos. No dia a dia das empresas, esses problemas se traduzem em altos níveis de estresse entre os profissionais, ineficiência operacional crônica e impacto direto no caixa, com prejuízos decorrentes de multas por descumprimento sendo uma constante.

A gestão completa do fluxo de contratos, explica: "A baixa maturidade em gestão por processos de negócio e a falta de automação evidenciam um fluxo friccionado e cheio de falhas no ciclo de contratações. Portanto, os prejuízos financeiros se tornam os únicos resultados possíveis dentro de um modelo arcaico que persiste nas empresas desde sempre”.

O executivo conta que, em 2024, as pessoas ainda gerenciam contratos como faziam no século passado, em caixas de papelão com arquivos e impressão aos montes. O processo se torna digital de ponta a ponta, simplificando e possibilitando que as empresas possam ganhar trilhões de dólares, conforme estudo recente da Deloitte, a perda pecuniária alcança tais cifras sem uma gestão contratual efetiva.

Automação e Inteligência Contratual

Essa transformação tecnológica promete um futuro onde as empresas terão maior controle sobre seus negócios firmados com parceiros, clientes e fornecedores. Atualmente, mesmo as organizações que utilizam sistemas de gestão de ciclo de vida de contratos muitas vezes desconhecem a quantidade exata de contratos assinados, sua plena execução e potenciais melhorias nas dinâmicas comerciais e financeiras, devido à falta de alimentação adequada dessas ferramentas.

A Plataforma de Gestão OGESTOR se destaca ao fornecer uma solução completa para a gestão de contratos. Os contratos assinados dentro da Plataforma de Gestão OGESTOR possuem validade jurídica, garantindo segurança e conformidade. Além disso, o sistema identifica o IP e a localização da pessoa que está assinando o contrato, oferecendo uma camada adicional de verificação e autenticidade. Com funcionalidades avançadas de auditoria automática, monitoramento de conformidade e análise de dados, a OGESTOR permite que as empresas mantenham um controle rigoroso sobre seus contratos, reduzindo riscos e prevenindo fraudes. Além disso, a plataforma oferece flexibilidade e escalabilidade, adaptando-se às necessidades de empresas de diferentes tamanhos, promovendo uma gestão mais eficiente e eficaz.

A automação e a inteligência contratual não só aumentam a eficiência e reduzem o tempo necessário para a gestão de contratos, mas também previnem erros e fraudes através do monitoramento automatizado. Além disso, garantem conformidade legal e regulatória com auditorias automáticas, oferecendo flexibilidade e escalabilidade para empresas de diferentes tamanhos.

Caminho para um Ambiente de Negócios Competitivo

À medida que as empresas adotam essas tecnologias emergentes, elas não apenas desburocratizam seus processos, mas também criam oportunidades significativas para a geração de receita e a melhoria da eficiência operacional, pavimentando o caminho para um ambiente de negócios mais ágil e competitivo.

A Plataforma de Gestão OGESTOR oferece um módulo de Gestão de Contratos com Assinatura Digital, que automatiza e simplifica o gerenciamento de contratos, reduzindo os riscos e melhorando a eficiência. Experimente grátis por 15 dias e veja como a transformação digital pode beneficiar sua empresa.

SOBRE O COLUNISTA

Jessica Almeida

A colunista que desvenda o universo da gestão empresarial de forma descomplicada e inovadora. Que transforma soluções complexas em conteúdo envolvente e acessíveis a todos.

você pode gostar também

Prepare-se para a emissão obrigatória da NF-e rural a partir de maio de 2024. Saiba como se adaptar e evitar penalidades.
  • Jessica Almeida
  • 25 de abril de 2024, às 07:45
Mudança na NF-e rural: emissão obrigatória a partir de maio
  • Ricardo Buzzo
  • 04 de março de 2021, às 08:30
2020 teve o maior desempenho da década em abertura de empresas.
Muitas vezes, o não pagamento de contas em dia pode prejudicar o fluxo de caixa e a saúde financeira do empreendimento.
  • Ricardo Buzzo
  • 22 de fevereiro de 2023, às 12:58
10 Dicas Essenciais para Acabar com a Inadimplência do seu Negócio
Governo avalia mudanças no teto do MEI para facilitar inclusão.
  • Jessica Almeida
  • 30 de maio de 2024, às 09:45
Governo Avalia Mudanças no Teto de Faturamento Para MEI
Empresários esperam crescimento, mas com cautela no atual momento do mercado brasileiro
  • Jessica Almeida
  • 23 de maio de 2024, às 07:45
PMEs estão Otimistas mas Cautelosos no Futuro dos Negócios
Deputado solicitou em requerimento que o faturamento do MEI seja discutido após o primeiro turno das eleições.
  • Ricardo Buzzo
  • 30 de setembro de 2022, às 11:12
MEI: aumento de faturamento para R$ 130 mil pode ser discutido neste ano
Os pequenos negócios desempenham um papel fundamental na economia brasileira, sendo responsáveis por 8 em cada 10 empregos gerados no país.
  • Ricardo Buzzo
  • 10 de fevereiro de 2023, às 12:29
Pequenos Negócios e a Geração de Empregos no Brasil
As micro e pequenas empresas (MPEs) estão ganhando cada vez mais destaque na agenda política do Congresso Nacional.
  • Ricardo Buzzo
  • 03 de fevereiro de 2023, às 14:21
MPEs ganham destaque na agenda do Congresso Nacional