- Jessica Almeida
- 20 de junho de 2024, às 08:15
Já parou para pensar em quantas formas de pagamento existem atualmente? São inúmeras, e hoje vamos te explicar como atender a várias formas de pagamento pode beneficiar o crescimento da sua empresa.
Se olhar as coisas de uma forma empreendedora, entenderá que aceitar várias formas de pagamento é estar sempre preparado para atender a todos os tipos de clientes, fazendo isso você consegue fidelizar este cliente. É o mesmo pensamento da pizzaria, já se perguntou qual o motivo de existirem tantos sabores de pizza? As pessoas gostam de sentir a sensação de que tem o poder de escolha, mesmo que no fim, os sabores pedidos sejam sempre calabresa, quatro queijos, marguerita, mussarela e portuguesa.
Tendo mais formas de receber por seus serviços e produtos, você atenderá um leque maior de consumidores. Na hora do pagamento a diversificação ganha uma importância ainda maior. A falta de opções às quais o cliente tem acesso e que fazem caber em seu bolso é determinante para a compra.
Vamos criar um grande exemplo aqui: Você é um leitor assíduo do blog, já fez seu calendário de marketing, gostou das nossas dicas para marketing digital e resolveu apostar nele, fez todo esse trabalho para atrair clientes até sua empresa, disponibilizou funcionários para atendê-los e no último momento, perdeu a venda por falta de opções de pagamento, grande parte do seu investimento foi por “água abaixo”. É. Justamente por causa desse tipo de situação que a ordem é facilitar. Essa é uma etapa onde não podem haver complicações, somente assim conseguirá a aprovação do cliente, virando realmente um incentivo ao consumo.
Sua loja não pode oferecer alternativas, tem que ser um compra ou compra, o cliente deve pensar eu posso comprar pelo crédito, eu posso comprar pelo débito, eu posso comprar pelo boleto e etc. O que tem de comum? Em todas as alternativas ele compra, agora se você não oferece, ele vai ter a alternativa, vai poder falar que não vai comprar porque não passa crédito, e essa não é uma estratégia eficiente para incentivar o consumo, muito menos alavancar suas vendas.
Não adianta ter o melhor serviço, ou o melhor produto, o cliente sempre busca comodidade, e essa comodidade pode ser alavancada de diversas formas, uma delas é através dos meios de pagamento, quando seu cliente pergunta das formas de pagamento, se você tiver várias formas de receber o pagamento, isso causa comodidade nele, aumentando consideravelmente a chance dele comprar.
Métodos de pagamento como boleto bancário ou cartão de crédito além de garantirem flexibilidade e segurança, também deixam a vida dos compradores muito mais fácil, com eles seus clientes podem deixar pagamentos programados, recebem alertas, tudo em seus telefones.
Mas a pergunta que não quer calar é: “Como saberei qual a melhor hora para fazer isso tudo?”
Essa pergunta pode ter várias respostas, como por exemplo:
Se você não oferece uma gama de métodos de pagamento uma hora ou outra vai acabar cedendo a formas menos confiáveis de pagamento como cheques, assim você está se expondo ao risco de ser enganado, e receber um cheque falsificado ou sem fundos.
Um dos momentos mais críticos nos negócios é justamente a venda, nele cada problema, por mais pequeno que seja, pode resultar em fracasso para o comerciante. Imagine o quanto não desanima o cliente saber que o meio que pretendia pagar não é aceito em sua empresa, isso poderia causar perdas para seu negócio.
Cobranças geram despesas, isso é um fato, na tentativa de receber dos inadimplentes acaba tendo custo com ligações, visitas, funcionário para enviar e-mails e até mesmo ações judiciais.
Acho que já deu para entender o quão importante é fornecer várias formas de pagamento para seus clientes, espero que depois de hoje suas vendas decolem, só não esquece de acompanhar a gente aqui no blog!