Estudo revela que MEIs representam 7 em cada 10 novas empresas criadas em abril.

MEIs lideram crescimento empresarial

Estudo revela que MEIs representam 7 em cada 10 novas empresas criadas em abril.



No mês de abril deste ano, o Brasil registrou um notável aumento no número de novos empreendimentos, sendo os Microempreendedores Individuais (MEIs) os grandes protagonistas desse crescimento. De acordo com um estudo divulgado pela Serasa nesta quarta-feira (26), os MEIs representaram impressionantes 75,4% do total de novas empresas criadas, ou seja, 7 em cada 10 novos negócios.

O Indicador de Nascimento de Empresas apontou a criação de um total de 298.898 novos negócios em abril, dos quais 225.263 foram categorizados como MEIs.

O setor de "Serviços" despontou como o mais expressivo em aberturas de empresas, registrando 213.773 empreendimentos criados. Em seguida, vieram o setor de "Comércio" com 62.684 novos negócios, a "Indústria" com 18.903 e a categoria "Demais" com 3.538, que engloba empreendimentos dos setores "Primário", "Financeiro" e "Terceiro Setor".

A análise por região revelou que a maioria dos novos empreendimentos estava localizada no Sudeste, totalizando 151.072 empresas criadas. Em segundo lugar ficou a região Sul, com a abertura de 56.544 negócios, seguida pelo Nordeste com 47.431, Centro-Oeste com 28.656 e Norte com 15.195.

O sucesso dos Microempreendedores Individuais pode ser atribuído a diversos fatores, como o baixo custo para iniciar um empreendimento, a simplicidade das declarações e tributos, bem como os incentivos às linhas de crédito e os benefícios previdenciários oferecidos. Essas vantagens tornam a opção do MEI extremamente atrativa para aqueles que estão ingressando no mundo dos negócios.

O cenário de crescimento no número de novos empreendimentos, especialmente impulsionado pelos Microempreendedores Individuais, mostra uma forte tendência de empreendedorismo no Brasil. Com medidas facilitadoras e um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios, o país pode vislumbrar um futuro promissor no setor empresarial.

O acompanhamento desses indicadores é essencial para compreender a evolução da economia e identificar oportunidades para o desenvolvimento sustentável de novos negócios em diversos segmentos. A ascensão dos MEIs demonstra não apenas o empreendedorismo em alta, mas também a importância de políticas que incentivem e simplifiquem a abertura de empresas, impulsionando o crescimento econômico do país.

E para auxiliar na administração do seu negócio a OGESTOR disponibiliza sistemas de gestão empresarial que auxiliam no dia – dia da sua empresa. Fale agora mesmo com um Consultor e teste grátis por 15 dias nosso ERP.

SOBRE O COLUNISTA

Jessica Almeida

A colunista que desvenda o universo da gestão empresarial de forma descomplicada e inovadora. Que transforma soluções complexas em conteúdo envolvente e acessíveis a todos.

você pode gostar também

Saiba como calcular o faturamento anual do MEI em 2023, evitando desenquadramentos da categoria. Aprenda os passos e consulte pelo Portal do Empreendedor. Dicas úteis e procedimentos práticos!
  • Jessica Almeida
  • 28 de novembro de 2023, às 16:29
Faturamento Anual do MEI em 2023: Cálculos, Limites e Consulta Online
Segundo uma pesquisa recente, quase um terço das micro e pequenas empresas (MPEs) possuem dívidas em atraso. Isso pode levar a sérias consequências financeiras, como aumento de juros e dificuldades para obter crédito.
  • Ricardo Buzzo
  • 05 de abril de 2023, às 12:24
Um terço das micro e pequenas empresas possuem dívidas em atraso
Pequenas Empresas em Alerta mais de 7000 Denúncias na ANPD, esse fato deve servir de alerta para todos os empresários que ainda duvidam da importância da LGPD.
  • Jessica Almeida
  • 03 de agosto de 2023, às 07:40
LGPD: A Importância da Conformidade para Pequenos Negócios
Enfrente desafios econômicos com soluções de gestão empresarial da OGESTOR. Conheça nossos serviços de ERP, CRM e mais para impulsionar seu negócio!
  • Jessica Almeida
  • 10 de maio de 2024, às 11:10
Catástrofe no Rio Grande do Sul traz impactos econômicos e sociais