Como iniciar uma startup



Grande parte das pessoas que possuem a característica de sonhador(a), tem o desejo e idealizam se aventurar em um negócio próprio. Para realizar esse sonho, a pessoa tem de estar disposta a realizar investimentos. Esses investimentos não são necessariamente dinheiro, são tempo, organização, esforço, paixão e muita ousadia. Para se criar uma startup, esses elementos são ainda mais importantes e deve ser tratados de maneira ainda mais intensa do que em uma empresa comum. Algumas características diferem as startups das empresas tradicionais. A mais notável é o modelo inovador, além de grande potencialidade de desenvolvimento. Para iniciar uma startup, existem alguns passos de como fazer

 

Foque na ideia

Antes de colocar em prática, é importante saber se a ideia é original, além de avaliar o potencial desse novo empreendimento. Perguntas como “existe alguma ideia parecida?” ou “o que minha ideia tem de inovadora para o mercado?” São essenciais para identificar a viabilização da ideia. Um ponto importante é saber ouvir opiniões, mesmo que elas sejam negativas. Analise se o modelo definido é fácil de ser reproduzido, pois caso seja, sua empresa corre o risco de ter o mercado atacado por diversos novos empreendedores.

 

Entenda seu mercado

É importantíssimo saber ler o mercado e identificar os pontos a atacar. Primeiramente, você deve conhecer qual é o seu público potencial e o que eles querem. Dessa forma, você consegue determinar a capacidade de crescimento do negócio. Conhecer seu concorrente e identificar suas falhas, para poder encontrar e incorporar ao seu negócio uma necessidade do cliente. Para isso, pesquisas de mercado costumam ser utilizadas para validar a ideia e se existe um público para o seu produto/serviço.

 

Crie um modelo de negócios lucrativo

O modelo mais utilizado é o CANVAS, que é importante para definir processos, entre eles, como a startup vai ganhar dinheiro. Para quem quer criar uma startup e torna-la rentável, esse modelo faz toda a diferença, pois com ele é possível entender como a empresa irá crescer, até onde pode chegar e quanto pode ganhar.

 

Pense grande

Caso sua ideia seja global, ou seja, a solução oferecida pode se aplicar no mundo todo, a internacionalização do seu negócio deve ser considerada desde o princípio. Isso ajuda a atrair a atenção de investidores além de outras vantagens, como aumento de rentabilidade e número de clientes.

 

Estude

Como citado inicialmente no texto, o esforço e empenho são termos que estão diretamente ligados ao empreendedorismo. Esse esforço e empenho deve ser utilizado para estudar e conhecer profundamente, todas as áreas do seu negócio. Deixar para aprender na prática, é um risco desnecessário que pode ter graves consequências.

 

Networking

Mesmo uma grande ideia, com um bom modelo de negócios pode fracassar se não houverem pessoas externas “ajudando” na divulgação, utilização e até mesmo colaboração do negócio. Por isso, uma boa rede de contatos pode ser a diferença entre sucesso e fracasso do negócio. Para aumentar sua rede de contatos, o chamado networking, você deve participar de eventos de empreendedorismo, tecnologia ou até mesmo utilizar e frequentar escritórios compartilhados.

 

Busque um investidor


Com o avanço desse método de negócio, investidores estão cada vez mais antenados a eventos e também na mídia, por isso o networking é importante, como mencionado acima. Porém, mesmo participando de eventos e estando na mídia, sua empresa deve entrar em contato com possíveis investidores. Inclusive, existem bancos de investimentos que tem como principal atividade o financiamento do desenvolvimento de empresas.

 

Atualize-se

Antes ou durante o sucesso, é primordial manter-se atualizado: tanto em metodologia, quanto em produto/serviço. O mercado é um ambiente extremamente competitivo, então à qualquer momento, pode surgir um novo concorrente. E atualizar as direções da empresa, são determinantes para definir o quão longe seu empreendimento pode chegar. Um serviço que é eficiente hoje, pode estar ultrapassado em pouco tempo. Por isso, é importante estar atualizado e realizar pesquisas para identificar o mais rápido possível o que sua empresa pode fazer para se destacar cada vez mais.

 

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