A ferramenta de transferência do Banco Central já é a principal forma de recebimento de 42% dos empreendedores da categoria.

Pix cresce entre os pequenos empresários e se torna principal forma de pagamento das MPEs

A ferramenta de transferência do Banco Central já é a principal forma de recebimento de 42% dos empreendedores da categoria.



O Pix, ferramenta de transferência instantânea do Banco Central (BC), já é o meio de pagamento mais utilizado pelos clientes dos pequenos negócios.

A ferramenta digital é a principal forma de recebimento para 42% dos empreendedores, e está à frente de outras modalidades como dinheiro e cartões de crédito e débito. As informações são de uma pesquisa inédita realizada pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Batizada de Pulso dos Pequenos Negócios, a primeira edição do levantamento ouviu, entre o fim de agosto e as duas primeiras semanas de setembro, mais de 6 mil empresários de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Separados por porte, o Pix encontra seu melhor desempenho entre os MEI: 51% deles afirmam que esse é o principal meio de pagamento utilizado em suas vendas. Entre as micro e pequenas empresas, o Pix é o principal meio para 28% dos entrevistados.

“Já havíamos percebido esse movimento de crescimento do Pix em pesquisas anteriores e, agora, constatamos que o meio digital vem ocupando, cada vez mais, lugar de destaque entre as formas de pagamento usadas pelos empreendedores”, destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Um outro levantamento realizado pelo Sebrae, no início do ano, já havia detectado que nove em cada dez empreendedores de pequeno porte já estavam aceitando pagamentos via Pix.

“É um sistema ágil, que não onera o consumidor, mais barato que uma taxa de cartão e que pode ser usado 24 horas por dia”, ressalta Melles. 

Os microempreendedores individuais são os que mais recebem pagamento via Pix. De cada dez microempreendedores individuais, cinco têm no Pix a principal forma de recebimento, 20% no crédito, 15% no dinheiro e 5% no débito. 

Já entre os donos de micro e pequenas empresas as vendas via Pix não são a principal forma de recebimento, mas estão em segundo lugar e representam 28%, quantidade bem próxima a do cartão de crédito que corresponde a 30%.

Principal forma de pagamento utilizado pelos clientes das empresas

Microempreendedor Individual (MEI)

•          Pix – 51%

•          Dinheiro – 15%•          Cartão de crédito – 20%

•          Cartão de débito – 5%

•          Outro – 9%

Microempresa

•          Pix – 28%

•          Dinheiro – 10%

•          Cartão de crédito – 30%

•          Cartão de débito – 9%

•          Outro – 23%

Pequena Empresa

•          Pix – 42%

•          Dinheiro – 13%

•          Cartão de crédito – 23%

•          Cartão de débito – 7%

•          Outro – 15%

 

Fonte: Contábeis 

sobre nós

OGESTOR SISTEMAS

Desenvolvimento de soluções web e mobile para empresas: Emissores Fiscais e Sistemas ERP para Gestão.

você pode gostar também

Prepare-se para a emissão obrigatória da NF-e rural a partir de maio de 2024. Saiba como se adaptar e evitar penalidades.
  • Jessica Almeida
  • 25 de abril de 2024, às 07:45
Mudança na NF-e rural: emissão obrigatória a partir de maio
  • Ricardo Buzzo
  • 27 de dezembro de 2019, às 20:27
O que é uma pesquisa de mercado
Descubra como o aumento do faturamento anual do MEI pode afetar seu negócio! Leia agora e saiba mais sobre as implicações e soluções para sua empresa!
  • Maria Paiola
  • 22 de outubro de 2024, às 15:25
MEI, Aumento do Faturamento Anual, Impacto e Oportunidades
Empreender no mundo dos negócios é uma arte e ser criativo também!
  • Ricardo Buzzo
  • 12 de agosto de 2022, às 11:20
Como ser criativo no mundo dos negócios!
A ideia é que o funcionário tenha flexibilidade, desde que entregue bons resultados.
  • Ricardo Buzzo
  • 31 de janeiro de 2023, às 11:23
Empresas passam a adotar férias ilimitadas para atrair colaboradores
  • Ricardo Buzzo
  • 14 de novembro de 2019, às 18:31
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE VENDER NO MERCADO LIVRE
Descubra como transformar críticas de clientes em estratégias para melhorar o seu negócio e crescer.
  • Jessica Almeida
  • 20 de agosto de 2024, às 16:30
Clientes insatisfeitos são oportunidades
  • Ricardo Buzzo
  • 27 de janeiro de 2020, às 19:05
Já ouviu falar de empreendedorismo contábil?