- Ricardo Buzzo
- 04 de março de 2021, às 08:30
No período de setembro a outubro, a Receita Federal enviou mais de 6,5 milhões de notificações e avisos de cobrança automáticos, visando recuperar aproximadamente R$ 6 bilhões referentes a débitos declarados e não pagos até o vencimento. Essas comunicações destacam a importância da regularidade fiscal, salientando que o pagamento pontual evita juros, multas e outras penalidades.
Para acessar Termos de Intimação, Avisos de Cobrança ou outras comunicações da Receita Federal, os contribuintes podem utilizar a Caixa Postal do e-CAC, uma plataforma centralizada, segura e sigilosa. Já os optantes do Simples Nacional, incluindo Microempreendedores Individuais (MEI), têm a opção de utilizar o DTE-SN no Portal do Simples Nacional. É crucial destacar que não é necessário comparecer pessoalmente às Unidades da Receita Federal para regularizar pendências.
Para verificar suas dívidas, os contribuintes podem acessar a opção "Consulta Pendências – Situação Fiscal" > "Diagnóstico Fiscal" no Portal e-CAC. O pagamento pode ser efetuado diretamente pelo botão "Emitir Darf" ao lado de cada débito pendente, ou optar pelo parcelamento via "Pagamentos e Parcelamentos" > "Parcelamento – Solicitar e Acompanhar" > "Negociar um Novo Parcelamento". Informações adicionais sobre a regularização de impostos estão disponíveis no site da Receita Federal, na seção Serviços > Regularização de Impostos.
A falta de pagamento acarreta em consequências adversas, como multa e juros de mora em caso de atraso, impedimento de emissão de Certidão de Regularidade Fiscal (CND), inscrição do débito em Dívida Ativa da União com acréscimo de até 20%, inclusão no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), possibilidade de desenquadramento do CNPJ do Simples Nacional, e encaminhamento ao Ministério Público Federal de Representação Fiscal para Fins Penais, nos casos em que há omissão no recolhimento de tributos ou contribuições sociais.
Os contribuintes que fazem parte do Simples Nacional e MEI podem realizar a consulta de dívidas, emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e solicitação de parcelamento pelo Portal do Simples Nacional. Para mais orientações sobre Cobranças e Intimações, os interessados podem acessar o site da Receita Federal, na seção Assuntos > Mais Orientações Tributárias > Cobranças e Intimações.
Informações detalhadas sobre a Caixa Postal no Portal e-CAC podem ser encontradas em "Minha Caixa Postal no e-CAC", disponível em Receita Federal > Canais de Atendimento > Portal e-CAC > O que é a Caixa Postal do e-CAC. Essas medidas visam proporcionar clareza e orientação aos contribuintes diante das notificações fiscais, incentivando a regularização de pendências para evitar consequências desfavoráveis.