A Black Friday virou Black Week: varejo cresce 60% em vendas online



A Black Friday 2020 confirmou a expectativa de especialistas por uma ampla digitalização por conta da pandemia. Segundo dados da Linx, a semana inteira, popularmente conhecida como "Black Week", foi o destaque da edição deste ano, registrando crescimento de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior, marcando a estratégia dos varejistas em estenderem as promoções para impulsionar a recuperação de vendas.

 

O mês completo, ou "Black November", aumentou seu faturamento em 70% na comparação com 2019. Já as vendas digitais nas 24 horas da Black Friday saltaram 32% em relação ao ano passado.

 

Acompanhando o aumento geral de vendas, os consumidores também colocaram mais a mão no bolso. Neste ano, no dia 27 de novembro, o ticket médio dos compradores online cresceu 3,5%, chegando a R$ 673,00, puxado pelas categorias mais vendidas: smartphones (30%) - que também foram os queridinhos das compras em 2019 -, eletrodomésticos (18%), TVs (11%), informática (10%) e ar e ventiladores (5%).

A companhia registrou também crescimento de 19% no volume de buscas online de produtos nas 24 horas da sexta-feira promocional, alcançando a marca de 48 milhões - desses, os smartphones também lideraram o interesse (27%), seguidos de tênis (11%), TVs (5%), geladeiras (5%) e fogões (4%). Somando todas as soluções da Linx, o pico de requisições por minuto chegou a 3,9 milhões. Os aplicativos ganharam mais destaque entre os canais online, sendo responsáveis por 19% das vendas totais, um salto de 16% em relação a 2019, impulsionando o total de vendas mobile, que atingiu 40% da receita total dos pedidos, um aumento de 5% no período.

As opções de compra e entrega também refletiram a realidade de isolamento social da pandemia. As soluções de omnicanalidade, que permitem aos clientes realizarem a compra em um canal e receberem por outro, alcançaram expressivos 69% de crescimento. O destaque do ano ficou por conta da modalidade de compra online com envio a partir da loja mais próxima, proporcionando maior agilidade na entrega, com salto de 142% em relação ao ano passado e representando 57% do total de pedidos. Na contramão, as compras online com retirada na loja física sofreram queda de 38%, com os clientes evitando ir às lojas, modalidade que representou apenas 5% das vendas.

sobre nós

OGESTOR SISTEMAS

Desenvolvimento de soluções web e mobile para empresas: Emissores Fiscais e Sistemas ERP para Gestão.

você pode gostar também

Confira neste artigo as opiniões dos diferentes setores da economia brasileira sobre as propostas da reforma tributária em discussão no Congresso Nacional. Saiba como a reforma pode impactar cada setor e quais são as principais reivindicações.
  • Ricardo Buzzo
  • 30 de março de 2023, às 15:26
Reforma Tributária: Opiniões dos Setores sobre as Propostas
Descubra como a gestão digital de contratos pode economizar tempo e evitar prejuízos bilionários para sua empresa.
  • Alex Reissler
  • 30 de julho de 2024, às 11:00
Empresas Perdem Trilhões com Gestão Ineficiente de Contratos
Regularize-se antes de 2025 e evite a exclusão do MEI. Saiba como fazer isso agora mesmo!
  • Alex Reissler
  • 14 de novembro de 2024, às 14:00
MEI: regularize-se e evite exclusão 2025
Descubra como aumentar suas vendas com estratégias que as grandes marcas utilizam! Não perca essas dicas essenciais
  • Alex Reissler
  • 05 de março de 2025, às 08:05
O segredo que as grandes marcas escondem para vender mais
Deputado solicitou em requerimento que o faturamento do MEI seja discutido após o primeiro turno das eleições.
  • Ricardo Buzzo
  • 30 de setembro de 2022, às 11:12
MEI: aumento de faturamento para R$ 130 mil pode ser discutido neste ano
  • Ricardo Buzzo
  • 21 de janeiro de 2020, às 14:24
Estratégia vs tática
Compartilhe a tela no WhatsApp durante chamadas de vídeo, ampliando possibilidades de interação. Recurso para Android e iPhone em foco. Saiba mais!
  • Alex Reissler
  • 10 de agosto de 2023, às 10:02
WhatsApp Adiciona Compartilhamento de Tela em Chamadas de Vídeo