A Black Friday virou Black Week: varejo cresce 60% em vendas online



A Black Friday 2020 confirmou a expectativa de especialistas por uma ampla digitalização por conta da pandemia. Segundo dados da Linx, a semana inteira, popularmente conhecida como "Black Week", foi o destaque da edição deste ano, registrando crescimento de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior, marcando a estratégia dos varejistas em estenderem as promoções para impulsionar a recuperação de vendas.

 

O mês completo, ou "Black November", aumentou seu faturamento em 70% na comparação com 2019. Já as vendas digitais nas 24 horas da Black Friday saltaram 32% em relação ao ano passado.

 

Acompanhando o aumento geral de vendas, os consumidores também colocaram mais a mão no bolso. Neste ano, no dia 27 de novembro, o ticket médio dos compradores online cresceu 3,5%, chegando a R$ 673,00, puxado pelas categorias mais vendidas: smartphones (30%) - que também foram os queridinhos das compras em 2019 -, eletrodomésticos (18%), TVs (11%), informática (10%) e ar e ventiladores (5%).

A companhia registrou também crescimento de 19% no volume de buscas online de produtos nas 24 horas da sexta-feira promocional, alcançando a marca de 48 milhões - desses, os smartphones também lideraram o interesse (27%), seguidos de tênis (11%), TVs (5%), geladeiras (5%) e fogões (4%). Somando todas as soluções da Linx, o pico de requisições por minuto chegou a 3,9 milhões. Os aplicativos ganharam mais destaque entre os canais online, sendo responsáveis por 19% das vendas totais, um salto de 16% em relação a 2019, impulsionando o total de vendas mobile, que atingiu 40% da receita total dos pedidos, um aumento de 5% no período.

As opções de compra e entrega também refletiram a realidade de isolamento social da pandemia. As soluções de omnicanalidade, que permitem aos clientes realizarem a compra em um canal e receberem por outro, alcançaram expressivos 69% de crescimento. O destaque do ano ficou por conta da modalidade de compra online com envio a partir da loja mais próxima, proporcionando maior agilidade na entrega, com salto de 142% em relação ao ano passado e representando 57% do total de pedidos. Na contramão, as compras online com retirada na loja física sofreram queda de 38%, com os clientes evitando ir às lojas, modalidade que representou apenas 5% das vendas.

sobre nós

OGESTOR SISTEMAS

Desenvolvimento de soluções web e mobile para empresas: Emissores Fiscais e Sistemas ERP para Gestão.

você pode gostar também

Saiba como migrar de MEI para ME com sucesso. Conheça as etapas e os requisitos necessários.
  • Jessica Almeida
  • 26 de setembro de 2023, às 14:49
De Microempreendedor a Micro Empresa, Como Fazer a Mudança
Descubra como 3 em cada 10 MPMEs se destacam no mercado e como sua empresa pode seguir o mesmo caminho.
  • Jessica Almeida
  • 13 de agosto de 2024, às 12:40
Sua Microempresa pode Crescer Mais Rápido do que Imagina!
Previna-se contra fraudes na Black Friday, conheça dicas essenciais para compras seguras online. Saiba mais sobre como evitar armadilhas e garantir ofertas reais!
  • Jessica Almeida
  • 21 de novembro de 2023, às 17:48
Black Friday 2023: Dicas para Compras Seguras e Alertas Contra Fraudes
Subida foi influenciada pela melhora dos indicadores sobre o momento.
  • Ricardo Buzzo
  • 29 de setembro de 2022, às 17:13
Confiança do consumidor: índice avança 5,4 pontos em setembro
Descubra por que o Pix é o favorito dos consumidores em compras online. Veja estudo e dados relevantes.
  • Jessica Almeida
  • 25 de julho de 2023, às 08:39
Pix é a Preferência de Pagamento em Lojas Online
Impacto da Reforma Tributária nas pequenas e médias empresas.
  • Jessica Almeida
  • 16 de novembro de 2023, às 15:13
Reforma Tributária: PMEs em Foco
  • Ricardo Buzzo
  • 23 de janeiro de 2020, às 19:17
Marketplace ou e-commerce: qual o melhor para começar?
O MVP, ou Produto Mínimo Viável, é uma abordagem de desenvolvimento de produto que se tornou cada vez mais popular nos últimos anos.
  • Ricardo Buzzo
  • 14 de março de 2023, às 12:40
MVP: Saiba por que o Produto Mínimo Viável se tornou tão popular