Simples: Projeto permite adesão ao regime com receita de 2020



Pela lei atual, uma empresa é caracterizada como micro ou pequena de acordo com a receita bruta do ano-calendário anterior.

 

O Projeto de Lei Complementar 212/20 permite empresas aderirem ao Simples Nacional, regime tributário diferenciado para micro e pequenos empreendimentos, ao longo do ano de 2020, a partir de receitas do mesmo ano.

O Estatuto da Micro e Pequena Empresa caracteriza a empresa como micro ou pequena de acordo com a receita bruta do ano-calendário anterior. A opção pelo Simples Nacional, regime tributário diferenciado para essas empresas, é irretratável para todo o ano-calendário.

Pela proposta, do deputado Léo Moraes, a receita bruta mensal das empresas deve estar na proporção equivalente aos limites do Simples Nacional nos meses anteriores ao da opção.

A proposta também permite que essas empresas, mesmo no caso de microempreendedores individuais (MEI) , tenham sócios de outros empreendimentos. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Parcela excedida

Segundo Moraes, as medidas do governo federal para ajudar as micro e pequenas empresas na pandemia de Covid-19 são insuficientes. Ele reconheceu que a readequação demandará intenso trabalho de reajuste no planejamento fiscal da União, estados e municípios.

“Não podemos perder de vista que estamos passando por uma crise sem precedentes, que demanda medidas excepcionais por parte do Poder Público.”

 

A parcela da receita bruta do ano-calendário de 2020 que exceder R$ 4,8 milhões de receita bruta anual, limite para caracterizar pequena empresa segundo a legislação, não alterará o enquadramento dado à entidade. Atualmente, se o limite é extrapolado,a empresa deixa de fazer parte do Simples Nacional.

 

 

 

 

fonte: contábeis

sobre nós

OGESTOR SISTEMAS

Desenvolvimento de soluções web e mobile para empresas: Emissores Fiscais e Sistemas ERP para Gestão.

você pode gostar também

Entenda como a Nota Fiscal Eletrônica impacta sua empresa e veja como a OGESTOR simplifica esse processo com agilidade e conformidade. Teste grátis!
  • Maria Paiola
  • 18 de julho de 2025, às 08:14
NFE, o que é, e por que sua PME deve automatizar agora
As empresas precisam estar atentas às novas medidas fiscais implementadas pelo governo, pois elas podem impactar significativamente a gestão financeira da empresa.
  • Ricardo Buzzo
  • 08 de fevereiro de 2023, às 12:42
Novas medidas fiscais para empresas: O que precisa estar no radar
A entrada em vigor do FGTS Digital promete agitar o mercado de Recursos Humanos já no ano que vem.
  • Ricardo Buzzo
  • 29 de novembro de 2022, às 19:48
FGTS Digital: empresas precisam se adequar às novas exigências
Texto que altera os limites do Simples Nacional ainda tem resistência dos partidos que alegam perda de arrecadação.
  • Ricardo Buzzo
  • 12 de dezembro de 2022, às 20:01
Simples Nacional: acordo prevê que novo limite seja votado em fevereiro
  • Ricardo Buzzo
  • 15 de fevereiro de 2021, às 13:57
DIRF 2021: regras, prazos e penalidades
  • Ricardo Buzzo
  • 25 de julho de 2019, às 20:21
Produtores rurais já podem emitir nota fiscal eletrônica