CRO (Otimização de Conversão): Tudo sobre otimização de conversão



 

CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization, que em português significa Otimização de Conversão. A estratégia consiste em um conjunto de práticas que aumentam as conversões de determinado site, aproveitando melhor o tráfego que as páginas já possuem sem, necessariamente, atrair mais visitantes.

Das muitas siglas que fazem parte do vocabulário do Marketing Digital, o CRO é uma das mais desconhecidas. Mas, nem por isso, a estratégia é menos importante ou eficiente. Os resultados obtidos usando CRO podem trazer benefícios para suas páginas, contribuindo para o crescimento da sua empresa.

Vamos a um exemplo: imagine que você tem uma Landing Page que atrai 1000 visitantes todos os meses, mas só 100 deles fazem o download da sua oferta, que é um eBook.

Você, então, aplica técnicas de CRO na página e, no mês seguinte, o número de conversões sobe para 200. Não foi necessário construir outra página nem produzir um material novo, só melhorar o que você já tinha.

O que é uma conversão

Antes de partir para a otimização da conversão, é preciso entender uma das palavras que fazem parte desse termo. Em CRO, uma conversão é algo bem mais abrangente do transformar um visitante em um Lead: envolve as várias ações que o visitante pode tomar em um site. Além do clássico preenchimento de um formulário, também podem ser consideradas como conversões ações como:

- Clicar em um banner

- Navegar e entender os conteúdos de sessões-chave do site

- Efetuar uma compra na loja virtual

- Iniciar um teste de um software

- Fazer um pedido de contato com um vendedor

Definir o tipo de conversão que faz sentido para o seu site requer saber quais são os seus resultados. São esses tipos que devem ser otimizados usando as técnicas de CRO. Se é geração de Leads, os formulários de Landing Page fazem todo o sentido. Se a ideia é aumentar as vendas de produtos na loja virtual, por outro lado, considere otimizações voltadas para o ecommerce, como botões que estimulem o cadastro na loja, por exemplo

Taxa de conversão

Além do conceito de conversão em si, outra ideia a ser dominada por quem tem interesse em CRO é a taxa de conversão. Entender qual sua taxa de conversão é importante para conhecer o quão eficiente são suas páginas e para acompanhar os resultados da empresa de forma geral.

Para ilustrar, vamos a um exemplo de cálculo da taxa de conversão de visitantes do site em Leads. O objetivo é captar o contato de quem navega no site e entender quem são  essas pessoas, para nutri-las posteriormente.

Digamos que um site com volume de 10.000 acessos teve, em determinado período, 598 formulários preenchidos, em pontos de conversão distribuídos de forma estratégica em páginas e pop-ups. Qual a taxa de conversão?

- Números de acessos: 10.000

- Número de conversões: 598

- Cálculo: 598/10.000 = 0,0598 = 5,8% de conversão de visitantes para Leads

A taxa de conversão pode ser calculada em todas as etapas do funil de vendas: do topo para o meio, do meio para o fundo etc. Assim, dá para ter um diagnóstico de onde está o gargalo, o ponto fraco da estratégia que precisa ser otimizado. É possível medir o percentual entre cada uma das etapas, desta forma:

- Visitantes para Leads

- Leads para oportunidades

- Oportunidades para clientes

funil de vendas

Esse é um exemplo mais clássico. Caso sinta necessidade, na estratégia da sua empresa você pode adaptar esse funil, quebrando-o em mais etapas, ou reduzi-lo.

É importante saber as métricas que deseja analisar em cada estágio e ter um diagnóstico geral da performance do seu site. Assim, fica mais fácil direcionar esforços para o ponto certo.

O que é CRO?

Com os conceitos de conversão e de taxa de conversão em mente, fica mais fácil entender o que é CRO. Essa sigla vem do inglês Conversion Rate Optimization, otimização de conversão em português, e dá nome a uma forma estruturada e sistemática de melhorar a performance de terminado site. O objetivo é extrair mais do tráfego que o endereço já possui, aumentando as conversões sem necessariamente aumentar o número de visitantes. Ou seja, aproveitar melhor o que você já tem!

E não é só o site que pode ser otimizado: as técnicas de CRO se aplicam também a Landing Pages, pedidos de teste e Calls-to-Action em geral. Pense no exemplo de um escritório de advocacia cujo site possui um link para contato, localizado no rodapé da página. O endereço recebe uma média de 2 mil visitantes por mês, 20 dos quais convertem, ou seja, só 1%.

Com essa informação em mãos, o site pode, no lugar de tentar aumentar o número de visitantes, turbinar a taxa de cliques no botão de Fale Conosco. Assim, é possível conseguir mais clientes com a mesma média de visitas mensais.

CRO não é SEO

A diferença é grande, mas pode confundir quem está começando. Por isso, vale lembrar: CRO e SEO são conceitos diferentes. Os próprios nomes já dizem: enquanto CRO é otimização voltada para conversões, SEO é focado nos mecanismos de busca.

O principal objetivo do CRO, além das conversões, é a experiência dos usuários. Já o SEO é voltado para melhorar o ranqueamento dos conteúdos do site nos mecanismos de busca.

Com o SEO, é possível encontrar clientes em potencial a partir do que eles procuram no Google, oferecendo a eles respostas que os levem a visitar o site. Já CRO permite oferecer a melhor experiência assim que o usuário entra na página. O foco do primeiro é o tráfego, enquanto o do segundo são as conversões.

Por que aprender e implementar CRO é importante para o seu negócio?

Se antes estar na internet era um diferencial, hoje é fundamental. A popularização da web aumentou a concorrência no meio digital, fazendo com que empresas busquem maneiras de se destacarem na internet. É aí que entra o CRO: otimizar a conversão do seu site pode ser o diferencial que vai deixar você à frente da concorrência. Uma vez que aumenta os resultados sem aumentar custos com canais de aquisição, uma boa estratégia de CRO impacta e reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Mas, mesmo assim, há quem pense que já possui um site impecável, que converte bem e, por isso, não há necessidade de investir em CRO. Mas não é bem assim. Sempre há espaço para melhorias. A quantidade e a qualidade delas serão determinadas pela sua capacidade de se aprofundar nos dados do seu site.

 

 

 

 

 

 

 

fonte:resultadosdigitais.com.br

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