Abertura de negócios apenas online é maioria entre novos empreendedores



A pandemia trouxe um dilema para grande parte dos pequenos empresários: ter um negócio físico e tentar equilibrar as contas com o horário comercial restrito de funcionamento ou concentrar esforços para migrar para o online.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae São Paulo, Wilson Poit, parte do movimento de migração do físico para o digital visto nas pequenas empresas tem sido impulsionada pela necessidade de redução de custos.

"Muitos empreendedores já perceberam os novos hábitos do consumidor, mais voltado para as plataformas online, e combinam isso com o corte de gastos. Quem consegue trabalhar de casa ou de portas fechadas focou o delivery e aprendeu a vender pelo digital. E, para os que entram no mercado agora, começar direto no online é ainda mais natural", afirmou o executivo.

Poit conta que o Sebrae triplicou a quantidade de atendimentos para mentoria de empreendedores na pandemia. A troca das lojas físicas pelas compras online se traduz em números. Levantamento do Mastercard SpendingPulse apontou que as vendas no varejo em lojas físicas caíram 4,4% no primeiro trimestre ante igual período de 2020.

Em março, a queda foi de 7% na mesma base de comparação. O Mastercard SpendingPulse é um indicador de vendas no varejo em todos os tipos de pagamento em certos mercados globais.

Ao mesmo tempo, as vendas no ecommerce avançaram 91,6% no período. Em março, a alta foi de 84,7%.

"O comércio online conquistou espaços tanto em relação às pequenas quanto às grandes empresas. Uma coisa que já conseguimos prever é que pelo menos 20% das migrações que vimos para o ecommerce são permanentes", disse o gerente-geral da Mastercard Brasil, Estanislau Bassols.

O movimento também acompanha a adoção de um modelo híbrido de trabalho. Segundo Poit, do Sebrae, a expectativa é que cada vez mais empresários se ajustem às plataformas de venda online e que novos entrantes já abram seus negócios no meio digital.

"O jeito de trabalhar nunca mais vai ser o mesmo, mesmo quando falamos de padarias, açougues, hortifrútis. A tendência é de lojas híbridas e de um maior futuro tecnológico no trabalho", afirmou.

 

 

Fonte: Portal Contábeis.

sobre nós

OGESTOR SISTEMAS

Desenvolvimento de soluções web e mobile para empresas: Emissores Fiscais e Sistemas ERP para Gestão.

você pode gostar também

  • Ricardo Buzzo
  • 12 de dezembro de 2019, às 21:09
6 passos para montar seu calendário de marketing
  • Ricardo Buzzo
  • 06 de dezembro de 2019, às 12:32
Difal X Diferencial de Alíquota
O regime tributário é um conjunto de leis e normas que definem a forma de tributação da pessoa jurídica no que diz respeito ao imposto de renda (IRPJ) e a contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL).
  • Ricardo Buzzo
  • 27 de fevereiro de 2019, às 18:00
O que são regimes tributários?
  • Ricardo Buzzo
  • 29 de novembro de 2019, às 17:50
Pequenas empresas devem regularizar débitos com a Receita
Empresas do regime não cumulativo passariam a pagar 2,33% sobre receitas financeiras a partir de 2023.
  • Ricardo Buzzo
  • 03 de janeiro de 2023, às 11:34
PIS/Cofins: decreto que reduz tributo para grandes empresas é revogado
Regularize sua Declaração MEI atrasada agora! Aprenda a resolver suas obrigações fiscais de forma simples e rápida
  • Maria Paiola
  • 01 de abril de 2024, às 07:50
Declaração MEI Atrasada: Guia Completo de como Evitar e Resolver