O que é MVP?



No mundo do empreendedorismo, você deve estar sempre por dentro de todas as técnicas, formulas e procedimentos utilizados por grandes empresas já sólidas no mercado. Isso é importante principalmente na fase inicial de operações de sua empresa. O MVP já foi utilizado por gigantes do ramo de tecnologia como Facebook, Apple, Dropbox e ele ajudou as marcas se consolidarem em seus segmentos, sem fazer gastos desnecessários em seu início.

 

Mas afinal, o que é MVP?

Minimum Viable Product (ou em português, Produto Minimamente Viável) é um conjunto de testes feitos para viabilizar um negócio ou produto. Ele se baseia em fazer experimentações práticas com um seleto grupo de clientes. Essas experimentações, não são do produto final, mas sim de um produto com o mínimo de recursos possíveis que ainda sim são eficientes em resolver o problema proposto. Dessa forma, o empreendedor vai poder oferecer seu produto para receber a reação do mercado na prática, podendo medir assim a compreensão do cliente sobre seu produto e se ele está, de fato, conseguindo solucionar o que foi proposto.

 

Startup e o MVP

Conhecendo previamente o que é uma startup, podemos e devemos, aplicar o conceito de MVP nela. Sua aplicação, irá permitir a empresa entender o que está por trás do comportamento de seus clientes. Também irá auxiliar na detecção de falhas nos produtos antes mesmo do lançamento integral.
Para definição do MVP, deve ficar claro que ele não tem nada a ver com entregar um produto inacabado ou mal-feito, mas sim, uma versão mais enxuta do mesmo. Ou seja, se o produto é um aplicativo que visa coletar informações de atividades físicas, é isso que o MVP deve fazer, porém, de forma enxuta e sem funcionalidades extras, como análise de desempenho, notificações por falta de atividades e etc. Essas funcionalidades devem vir em um segundo momento, após validar que o produto foi de fato aceito no mercado. Para deixar mais claro, existe um exemplo básico de MVP que é a criação de um veículo para transportar pessoas.

 

Percebe-se que o intuito do MVP é criar um produto que sirva para resolver o problema do cliente, no caso do veículo, transportar. Então o primeiro passo, é criar um veículo que atinja o objetivo faça o transporte e ir lançando atualizações para ir melhorando até chegar no produto idealizado inicialmente, ou não, visto que durante esse tempo é muito possível (para não dizer provável) que seja necessário fazer mudanças e adaptações de determinadas funcionalidades.

 

Colhendo resultados do MVP

Para que seja possível avançar na ideia do produto, é necessário que se colete feedbacks sobre o produto lançado. Esses feedbacks servirão para moldar o produto e avaliar qual a melhor atitude a se tomar. Essas atitudes podem ser manter como planejado, alterar o curso de como está sendo realizado ou simplesmente, descartando o produto. Esse processo é longo e requer persistência, pois nem sempre é possível acertar de primeira. Pode acontecer de no primeiro momento o MVP agradar e colher Feedback positivo, porém, após atualizações, isso mudar e começar a ter rejeição. Esse é o momento de parar, refletir e decidir o que fazer.

 

Certo, mas o que ganho com MVP?

Resumidamente, com o MVP economiza-se tempo e dinheiro. Isso se dá pois se por algum motivo o produto não se mostrou viável na fase de MVP, não serão mais investidos tempo e dinheiro em um produto que tem grandes chances de sofrer rejeição do mercado. Mas os benefícios do MVP vão mais além, como permitir que um produto seja moldado de acordo com as necessidades e demandas do mercado. Mais uma vez, isso ajuda a poupar dinheiro e tempo.

 

Empresas que utilizam ou utilizaram

O conceito de MVP foi utilizado por milhares de empresas, dentre elas, empresas pequenas, médias e também gigantes do mercado.
Abaixo temos alguns exemplos de grandes empresas que aplicaram o MVP:

Groupon

A gigante das compras coletivas no início, era apenas um blog simples, feito em Wordpress que geravam um cupom em PDF. Os cupons eram enviados por e-mail manualmente. Totalmente diferente da estrutura atual, porém, mesmo esse MVP atendia o foco principal.

 

Foursquare

O serviço de localização coletou milhões de depoimentos e sugestões de possíveis usuários com simples formulários do Googles Docs. Além disso, também disponibilizaram uma ver mais restrita do produto a um grupo seleto de clientes.

 

Apple

O primeiro iPhone lançado pela gigante da tecnologia foi um MVP, por incrível que pareça. O aparelho não possuía algumas funcionalidades como copiar e colar, porém, integrava diversas ferramentas da marca, que era o propósito inicial do iPhone. O objetivo principal da apple em segurar essas funcionalizes foi gerar ansiedade e euforia por novas versões, transformando-o em um aparelho cada vez mais completo.

 

Facebook

Muitos já devem ter assistido o filme “A Rede Social”, onde conta a história de Mark Zuckerberg e do Facebook. No filme é possível notar os conceitos de MVP, visto que inicialmente, o The Facebook (como era chamado na época) foi testado apenas para alunos da Universidade de Harvard. Nesse período, Mark utilizou os alunos da comunidade universitário para promover alterações e criando novas funcionalidades.

 


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