- Jessica Almeida
- 30 de abril de 2024, às 07:45
Há aproximadamente 3.000 anos, o estrategista chinês Sun Tzu, autor do livro A Arte da Guerra, afirmou que “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”. Este foi um dos primeiros usos do conceito “estratégia”.
A palavra teve sua origem na Grécia Antiga, significando inicialmente, “arte do general” (STEINER e MINER,1981), posteriormente adquiriu uma conotação voltada para a guerra, denotando “General” (estratego) – “a arte e a ciência de conduzir um exército por um caminho”. (MEIRELLES, 1995)
Algumas definições clássicas, em Administração, sobre estratégia:
“Medidas que visem diretamente modificar o poderio da organização em relação à concorrência”. (Konichi Omae)
“Conjunto de decisões que determinam o comportamento a ser exigido em um determinado espaço de tempo”. (Simon)
“Forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”. (Mintzberg)
Ao analisar estes três conceitos, os termos utilizados como medidas, decisões, espaço de tempo, forma de pensar no futuro, emitem a ideia de “intenção” e “ação futura”.
Definir uma estratégia é importante porque ela funcionará como um guia. Ela mostra a posição atual e permite traçar a melhor trajetória para se chegar a uma outra determinada posição. Através da estratégia pode-se saber onde queremos chegar e o caminho para alcançar esse lugar.
Enquanto que a estratégia é abstrata e baseada em objetivos de longo prazo, a tática é concreta e baseada na descoberta da melhor ação a tomar de imediato.
“Tática é saber o que fazer quando há o que fazer; estratégia é saber o que fazer quando não há nada a fazer”. (Tartakower)
Uma das acepções do termo Tática: “método ou habilidade para sair-se bem em empreendimentos, disputas, situações de vida, relativo a arranjo, organização, alinhamento, manobra hábil”. (Houaiss)
A estratégia pode ser compreendida como a elaboração do planejamento. A tática faz parte da implementação da estratégia definida, ou seja, fazer as ações corretas para atingir a estratégia escolhida.
1. A estratégia se refere a organização como um todo, pois. Procura alcançar objetivos organizacionais, enquanto a tática se refere a um de seus componentes (departamentos ou unidades) e procura alcançar objetivos departamentais. A estratégia se compõe de muitas táticas simultâneas e integradas entre si.
2. A estratégia se refere a objetivos situados no longo prazo, enquanto a tática se refere a objetivos de médio prazo. Para a implementação da estratégia são necessárias muitas táticas que se sucedem ordenadamente no tempo.
3. A estratégia é definida na alta administração, enquanto a tática é responsabilidade da gerência de cada departamento ou unidade.
Para uma melhor compreensão, veja algumas comparações entre estratégia e tática:
1. Administradores preferem estratégias e empreendedores preferem táticas.
2. Estratégia visa gerar oportunidades e táticas visam aproveitar oportunidades.
3. Estratégias contem táticas, mas táticas não contem estratégias.
4. Estratégia é uma ferramenta de planejamento e tática é uma ferramenta de execução.
5. Estratégia é proativa, tática é reativa.
6. A estratégia é associada a o que fazer, tática é associada
a como fazer.
Espero que tenha gostado deste conteúdo, e continua de olho no nosso blog para ficar sempre por dentro de tudo do mundo empreendedor!
fonte:https://administradores.com.br/artigos/estrategia-x-tatica