Veja tudo que você e sua empresa precisam saber sobre LGPD nesse momento.



A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um grande marco regulador das atividades relacionadas ao tratamento de dados pessoais dentro das empresas. Uma conquista normativa, criada com o intuito de garantir mais segurança tanto para os indivíduos, quanto para as empresas, tendo em vista o crescimento do tráfego de dados de todos os tipos em um ambiente de negócios cada vez mais conectado.

Com o avanço do mundo digital e a construção de um novo ambiente produtivo, os dados passaram a ter imenso valor para as empresas considerando que são eles capazes de revelar hábitos de consumo, gostos e interesses e, a partir desses dados, possibilitam que as empresas de publicidade consigam traçar um perfil preciso de possíveis clientes. Dessa forma, as relações de mercado e da publicidade mudaram, gerando uma nova demanda de segurança de dados pessoais devido aos iminentes riscos de golpe e manipulação.

Neste cenário, surge a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.709/2018) com o objetivo de promover uma mudança de paradigmas na cultura das empresas, estabelecendo direitos e obrigações quanto a manutenção e tratamento de dados pessoais seja no meio digital ou material.

Para isso foram tomadas diversas medidas, entre elas a criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), agência reguladora que tem entre as suas competências a fiscalização e o cumprimento da LGPD em todo território nacional.

Neste momento a ANPD atua de forma instrutiva, estabelecendo padrões técnicos e estimulando a adesão de atividades que facilitem o controle do tráfego de dados. No entanto, não podemos esquecer de sua atuação fiscalizatória que deve ter grande impacto para a implementação da LGPD. Apesar de a lei já vigorar no Brasil, as multas e sanções só devem começar a ser aplicadas a partir de agosto, podendo chegar a até 2% do faturamento das empresas nos casos de descumprimento da legislação.

Para evitar as possíveis multas e sanções da nova lei, é necessário estar atento à alguns princípios do tratamento de dados pessoais e suas finalidades. Um dos pontos centrais da LGPD é o consentimento do titular quanto aos dados coletados, a quem é conferido livre acesso aos dados. Cabe as empresas tomar as medidas necessárias para garantir a transparência na coleta de dados e a segurança dos mesmos.

Além do consentimento do titular, outro ponto central é de que os dados são quaisquer informações relacionadas à pessoa natural e que são considerados atividades de tratamento de dados quaisquer operações de coleta, utilização, recepção, transmissão, processamento, armazenamento, descarte, dentre outros.

No processo de adequação as empresas e organizações devem se atentar a importância de todos os colaboradores entenderem o que deve ser feito. Serão necessárias atividades de mapeamento de dados e definições de como vão ser feitos os acompanhamentos do trabalho. A manutenção da conformidade à LGPD é um atividade contínua e permanente, por isso é necessário monitorar os processos e fluxos a partir de uma avaliação técnica que privilegie a criação de uma cultura organizacional capaz de garantir a segurança dos dados nas empresas.

LGPD PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Um dos principais desafios da ANPD é a necessidade de adequar o texto da LGPD para a realidade de micro e pequenas empresas do país, seguindo a tendência de países europeus, pioneiros na aplicação da cultura de proteção de dados que já oferecem implantação diferenciada para os pequenos negócios. No Brasil, o tema ainda é objeto de diversas discussões e tratado como prioridade para a ANPD.

Espero ter ajudado você a se encontrar um pouco mais neste assunto, não deixe de acompanhar nosso blog, temos assuntos novos do interesse da sua empresa todas as semanas!!!!







fonte: portal contábil

sobre nós

OGESTOR SISTEMAS

Desenvolvimento de soluções web e mobile para empresas: Emissores Fiscais e Sistemas ERP para Gestão.

você pode gostar também

Abra sua empresa com o Coletor Nacional! Simplifique o processo, economize tempo e dinheiro.
  • Maria Paiola
  • 24 de fevereiro de 2024, às 09:30
Coletor Nacional, reduza custos e burocracia com a plataforma online
  • Ricardo Buzzo
  • 07 de março de 2019, às 20:00
Boletos com (e sem) Registros
Evite multas por falta de MDF-E com a ajuda da OGESTOR. Saiba tudo sobre o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais e garanta a conformidade fiscal.
  • Alex Reissler
  • 04 de outubro de 2023, às 15:45
Multa de R$ 500 por MDF-E não emitido? Saiba como evitar
Economize tempo, reduza custos e garanta segurança com o Coletor Nacional. Simplifique a abertura da sua empresa. Saiba mais!
  • Maria Paiola
  • 24 de fevereiro de 2024, às 09:00
FAQ: Coletor Nacional, Descomplicando a Abertura da sua empresa
Pequenos negócios ganharam mais prazo para renegociar dívidas com condições especiais.
  • Ricardo Buzzo
  • 03 de novembro de 2022, às 11:50
Prazo para renegociar dívidas ativas da União é prorrogado
  • Ricardo Buzzo
  • 25 de julho de 2019, às 20:21
Produtores rurais já podem emitir nota fiscal eletrônica
Com a variação do ICMS para cada estado, é cada vez mais importante ter uma consultoria tributária.
  • Ricardo Buzzo
  • 22 de março de 2023, às 15:09
Entenda a importância da consultoria tributária para e-commerce
Simplificamos o processo de remessa em consignação e emissão de nota fiscal em 3 passos. Mantenha-se em conformidade e eficiente!
  • Alex Reissler
  • 30 de agosto de 2023, às 10:59
Como Fazer Remessa em Consignação e Emitir Nota Fiscal em 3 Passos