- Jessica Almeida
- 05 de dezembro de 2023, às 16:45
Independente do tamanho da empresa, realizar a gestão de clientes dá o mesmo trabalho.
Obviamente uma grande empresa tem maiores possibilidades de recursos, sejam eles financeiros ou humanos. Porém, existem ferramentas, como o CRM, que podem ser aplicadas dê grandes empresas até a pequenos prestadores de serviços.
A sigla tem o significado de Customer Relationship Management (em português Gestão de Relacionamento com o cliente) e seu significado diz exatamente o intuito dessa ferramenta. Resumidamente, é um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias que visa o atendimento ao cliente. Muitos empreendedores pensam que seu uso serve apenas para registrar os dados de um cliente, porém, ele ajuda a potencializar desde a estratégia de abordagem inicial ao possível cliente, até a concretização do processo de uma venda.
Devido a outras prioridades, como mão de obra, controle financeiro, questões burocráticas, além de muitas outras, a gestão de clientes acaba ficando um pouco de lado. Ainda sim, mesmo que de forma inconsciente, as pequenas empresas realizam esse controle, seja por meio de planilha, caderno de anotações, celular e etc… Obviamente que esse não é a melhor forma por N razões. Um exemplo simples é uma empresa que possui vendedores que tomam conta de seus registros de forma particular. Se algum dia algum colaborador se desligar ou até mesmo faltar, outro vendedor pode ter dificuldades para realizar o trabalho, podendo até mesmo perder alguma venda. Uma venda perdida por falha na comunicação pode não só causar prejuízo financeiro, mas também manchar a credibilidade da empresa.
Embora cada um tenha seu método de venda e seus clientes, essa integração é extremamente benéfica para todos, visto que preveniria de problemas como o relatado acima. Além de que ficar muito melhor para o empreendedor realizar a gestão dessas informações.
Nada é mais incômodo para um cliente com pressa do que o vendedor ficar procurando em papeis ou planilhas os dados de sua cotação/orçamento/pedido.
Com os dados todos centralizados em uma plataforma é possível realizar a gestão de todo o processo, desde o início da negociação até o relacionamento com o cliente, passando inclusive pelo controle financeiro.
Utilizando uma ferramenta adequada, é possível o vendedor fazer o envio de e-mails, notificações e até mesmo ligações de forma automática.
Com informações íntegras e centralizadas, é possível traçar metas e estratégias. Além de traçar as metas, é possível mensura-las.
Colocando na ponta do lápis todos os gastos, é possível analisar o quanto é possível economizar adotando o CRM. Obviamente o CRM não será a solução que vai alavancar as vendas de sua empresa por si só. Existem uma série de itens que ajudariam nisso, como ter processos de vendas bem definidos, equipe bem treinada, produto atrativo com preço igualmente atrativo, entre outros itens. De qualquer maneira, utilizar um CRM é um passo extremamente importante para isso.
Continue acompanhando nosso blog para conhecer melhor os processos de vendas que juntamente com o CRM, vai ajudar sua empresa a alavancar suas vendas.