- Ricardo Buzzo
- 22 de novembro de 2022, às 12:39
Fim de ano é, para muitos, época de renda extra. Restituição de imposto de renda, 13º e até 14º salário, ou mesmo um faturamento a mais no caso de microempreendedores individuais que vêem os negócios aquecidos diante da busca de presentes de Natal, por exemplo.
Apesar do dinheiro a mais, de modo geral, dezembro e janeiro também são épocas de mais gastos. Por isso, se a sua empresa tem pagamentos a receber, é interessante se antecipar na negociação com os clientes que têm conta em atraso - antes que essa renda extra tenha outro destino.
Para aquelas situações que chegaram à fase de cobrança das dívidas, o gerente de Relacionamento do birô de crédito Assertiva Soluções, Marcelo Freitas, recomenda começar deixando claro de que forma o cliente se beneficiaria pagando sua dívida, o que pode incluir a retomada do acesso a algum produto, serviço ou outros benefícios que sua empresa oferece.
Além disso, vale o argumento de que com o nome “limpo” o cliente consegue garantir vantagens também em outros produtos financeiros.
“No mercado B2B, a dica de ouro é buscar contato com quem fez a dívida e não com quem vai pagar. É muito mais valioso falar com um gestor que realizou a compra, entendendo suas motivações ou dores com determinado produto ou serviço para propor uma negociação ou relembrar a proposta de valor que a sua empresa tem a oferecer”, afirma o gerente de relacionamento.
“Cortar esse contato e cobrar diretamente um departamento financeiro, por exemplo, interrompe essa construção de relacionamento. Em todos os casos, a negociação eficiente não é somente receber o valor, é recuperar o cliente.”
Além disso, investir no uso de ferramentas como SMS, WhatsApp e e-mail pode ser um caminho tranquilo e eficiente para garantir o recebimento dos valores devidos. Porém, é preciso estar muito atento ao Código de Defesa do Consumir, já que em seu artigo 71, define como crime mensagens de ameaça, coação ou com informações falsas a fim de intimidar o cliente.
Por isso, a regra de ouro é buscar ser sempre bem-educado, simpático e, de preferência, solícito na comunicação. Para não errar, a Assertiva elaborou alguns modelos de mensagem alinhadas ao objetivo de cobrança, mas que também colaboram com o bom relacionamento entre empresas e clientes. Confira:
SMS: vale lembrar que a ferramenta limita as mensagens a 160 caracteres e que restringe o uso de acentuação.
Olá, _______! Sua dívida pode ser renegociada. O telefone para contato é: ______________. Evite mais juros. Fale com nossa equipe hoje mesmo!
Oi, _______. Tudo bem? Tenho uma ótima notícia: oferta exclusiva para renegociar suas dívidas em atraso. Vamos conversar? Entre em contato: ______________
Esqueceu de pagar sua fatura? Não tem problema, _______! Responda com a palavra FATURA e um novo boleto com vencimento para o próximo dia útil chegará pra você!
WHATSAPP: é preciso ter autorização prévia para usar essa ferramenta como canal de comunicação
Olá, _____! Tudo bem? Notamos que a parcela do mês _____ está em aberto. Imprevistos acontecem, não é mesmo? E para sua comodidade estamos disponíveis aqui no WhatsApp e com condições especiais de pagamento. Nos dê um oi e vamos conversar!
Tem boa notícia chegando no seu WhatsApp, _____! Estamos iniciando a semana da regularização de dívidas! E aí, que tal ver o que podemos fazer por você? Confira as condições especiais de pagamento! Responda essa mensagem e vamos conversar!
EMAIL: aqui existe a oportunidade para mensagens mais longas e detalhadas
Departamento de Cobrança – Nome da empresa"
"Olá, ________!
Sou o(a) ________, da empresa ___________. A gente sabe que imprevistos acontecem, assim como o esquecimento de algumas tarefas, não é mesmo? É por isso que estou entrando em contato hoje. Para lembrar que sua fatura venceu há ____ dias, no valor de _________.
Para evitar que você pague multas e juros, estamos enviando o código da fatura, assim você poderá utilizar o internet banking e resolver a questão com mais facilidade.
Caso você necessite de um novo prazo para pagamento, por gentileza, entre em contato.
Vamos conversar! Nosso telefone é: __________________. Estamos disponíveis de segunda a sábado, das __h às ___h.
Conte sempre conosco!
Nome do responsável
Departamento de Cobrança – Nome da empresa"
Fonte: Contábeis