Descubra por que seus clientes desistiram da compra.



O carrinho de compras virtual é bastante semelhante a aquele que usamos nos supermercados: nele podemos controlar os produtos que desejamos levar para casa e conferir os preços e as quantidades.

Contudo, diferentemente do físico, o carrinho de compras online possui uma taxa de abandono muito maior. Segundo o Moosend, a taxa média universal de abandono de carrinho é de 69%, enquanto na América Latina é de 75,3%. No Brasil, de acordo com o E-commerce Radar, é de 82%.

Além disso, as variações entre os setores pode ser grande: no nicho Viagem, por exemplo, chega a 82,2%, já no de Moda a taxa alcança 67,6%.

Mas por que será que isso acontece? Por que tantos usuários tendem a desistir do carrinho de compras?

Pensando nisso, separamos os sete principais motivos que resultam em carrinho de compras abandonado no e-commerce e soluções para superá-lo. Confira tudo a seguir!

 

Os custos do frete tornaram a compra mais cara

 

Todo mundo já passou por isso, não? Na hora de fechar o carrinho de compras e colocar o CEP, o valor do frete se mostra absurdo – às vezes, até maior do que o valor do próprio produto (o que é bem desagradável!).

Segundo o Moosend, este é o principal fator que faz com que o carrinho de compras seja abandonado; ele é responsável por 60% do share. Ademais, custos “escondidos”, que só são revelados ao final do checkout, resultam em 23% das desistências.

 

Soluções

Para resolver este problema, torne-se um mestre no gerenciamento de envios: ofereça opções de frete gratuito no seu carrinho de compras.

Você pode, por exemplo, oferecer um envio “na faixa” para compras acima de determinado valor, para estados ou cidades específicas e, até mesmo, para determinados produtos. Esse tipo de abordagem com certeza diminuirá a taxa de abandono de carrinho de compras.

frete gratis netshoes

“Frete grátis nas compras acima de R$ 99,99” (Netshoes)

 

Gostaria de ter somente uma ideia do total do carrinho de compras

 

Esse é o tal consumidor “difícil de converter”, já que ele está propenso a não comprar neste momento. Assim, o valor do frete pode ser novamente o grande vilão da história, visto que ele torna o valor final do carrinho de compras mais alto.

 

Soluções

Aplique as estratégias de envio gratuito mencionadas no item anterior e otimize o checkout da sua loja virtual, pois, eventualmente você poderá conquistá-lo pelo impulso.

De acordo com o Moosend, 28% do abandono de carrinho de compras acontece por conta de cadastros longos e solicitação de dados desnecessários. Por isso, foque nos principais: nome, telefone, endereço de entrega, e-mail, CPF e dados para pagamento. Também ofereça a opção de login via Facebook ou Gmail, pois isso agiliza bastante o checkout.

Ademais, sites lentos são responsáveis por 20% de carrinho de compras abandonado. Logo, priorize a experiência em diferentes telas, desde os desktops aos celulares e tablets. Só em 2018, o e-commerce foi responsável por 53,8% das conversões, segundo o NuvenCommerce.

 

Não sentiu segurança para adicionar dados pessoais

 

Causadora de 19% do abandono de carrinho de compras, a falta de segurança pode ser um grande empecilho para a conversão. Entretanto, há recursos bastante simples para evitar esse problema.

 

Soluções

Deixe visíveis, na página dos produtos (ou até mesmo na home da loja virtual), depoimentos de clientes que já compraram produtos da sua marca. Esse tipo de testemunho ativará o gatilho mental de prova social, mostrando a todos os visitantes que o seu e-commerce é confiável.

depoimentos stoodi

Depoimentos de clientes (Stoodi)

Disponibilize um chat, para que o usuário possa tirar dúvidas e se sinta mais convicto para fechar o carrinho de compras. Não se esqueça também de utilizar o certificado SSL, tecnologia de criptografia para garantir a segurança dos dados – geralmente identificado por um cadeado verde ao lado da URL do seu site e pelo prefixo https://.

 

Queria apenas salvar o carrinho de compras para depois

 

Este tipo de cliente é semelhante ao segundo da lista – a diferença é que ele comprará em algum momento do dia, da semana ou do mês.

 

Soluções

As mesmas dicas do tópico 2 se aplicam aqui para evitar o abandono do carrinho de compras, já que qualquer facilidade no frete pode ser o fator crucial para converter um potencial comprador que está em dúvida. Um checkout otimizado também pode ser determinante para captá-lo.

Além disso, invista em opções de envio ágeis, já que a demora na entrega é responsável por 18% do abandono de carrinho de compras.

 

O valor total do pedido não era suficiente para conseguir o frete gratuito

 

Quem também nunca passou por isso, não? Escolher diversos produtos na expectativa de alcançar o total que oferece envio gratuito, mas não fechar e desistir do carrinho de compras.

 

Soluções

Se você vende produtos de baixo valor (capinhas de celular e películas, por exemplo) e o valor mínimo de compra para obter frete grátis é alto, muitos clientes podem se sentir desestimulados a seguir com o carrinho de compras. Portanto, é essencial que o valor mínimo para conseguir o envio gratuito seja realista.

Outra possibilidade é a de diminuir o valor mínimo para obtenção de frete grátis e assumir o custo extra ou repassá-lo para o produto.

 

A opção de pagamento preferida não foi oferecida no carrinho de compras

 

Pode acontecer de o cliente ter tudo pronto para fechar o carrinho de compras, mas se frustrar na hora de pagar porque alguma opção de pagamento não foi oferecida – segundo o Moosend, esse motivo soma 8% ao share de carrinhos abandonados.

 

Soluções

Disponibilize todos os métodos de pagamento possíveis: desde cartões de crédito (de diferentes bandeiras) até débito online e boleto bancário. Procure também apresentar opções de parcelamento flexíveis no carrinho de compras para abranger um número ainda maior de potenciais consumidores.

 

Gostaria de completar a compra, mas se distraiu e esqueceu

 

Por incrível que pareça, isso acontece muito. Neste caso, o problema não é necessariamente o frete, mas o consumidor que se distraiu por qualquer motivo e deixou o carrinho de compras de lado.

 

Soluções

Há muitos fatores que podem distrair um cliente durante o processo de compra – e a maioria deles está no próprio checkout. Por isso, recomendamos que você revise-o cuidadosamente.

Se possível, sinalize as etapas necessárias no carrinho de compras para se concluir o processo (com uma barra de progresso, por exemplo). Isso diminuirá a ansiedade do cliente e fará com que ele siga o percurso até a conversão.

checkout netshoes
“Identificação > Pagamento > Confirmação” (Netshoes)     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  fonte: https://bit.ly/3aa7c4W

 

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