- Jessica Almeida
- 08 de agosto de 2024, às 17:45
Muitos conceitos relacionados a economia podem parecer difíceis para quem olha de fora, mas são bastante úteis para traçar estratégias para melhorar o desempenho na abordagem de seus clientes. Hoje vamos acabar com um desses monstros da gestão: A Curva ABC.Baseada no teorema de Pareto, tem um conceito bem simples, é um meto de classificação e agrupamento de itens, com base em sua importância, para gerar uma receita e lucratividade de uma empresa. Este método de classificação foi criado a partir da teoria de Vilfredo Pareto, que no século XIX realizou uma análise que constatou que 80% da riqueza da população italiana estava nas mãos de apenas 20% de sua população. Essa analise, posteriormente foi usada por diversos administradores que chegaram a resultados como 80% da riqueza das empresas é provenientes de apenas 20% de seus produtos, ou que 80% das reclamações das empresas são provenientes de apenas 20% de seus clientes, e desde então esta regra de 80/20 é amplamente usada pelas empresas para determinar quais elementos devem receber atenção especial de suas empresas.
O ABC representa a classificação de determinados fatores, por exemplo os itens de estoques, os clientes. E o nome de sua curva por sua vez, deve-se ao tipo gráfico que estes percentuais representam, já que ao colocar no eixo horizontal do gráfico o percentual desses fatores, e no eixo vertical seus fatores, e n o eixo vertical seus respectivos percentuais de participação na receita percebemos uma curva sendo formada. Em quais áreas da minha empresa posso utilizar a curva ABC? Existem inúmeras possibilidades em se aplicar a Curva ABC, como, por exemplo, sempre que for possível agrupar itens, pessoas, elementos ou fatores que interfiram diretamente na receita ou lucratividade da empresa. No entanto, existem 4 aplicações que são mais comuns: 1. Classificação de produtos e materiais em estoque para definir quais devem receber maior priorização e atenção da gestão; 2. Conhecimento do percentual de participação e peso de cada item nas vendas da empresa; 3. Revisão e redefinição de tempos, padrões de operações e processos de atividades produtivas com base no percentual que representam para o sucesso da empresa. 4. Identificação dos melhores clientes, inclusive para determinar tempos de atendimento ou personalização de serviços para aqueles que são classificados como A ou B; Nesse caso nosso foca ficará em curva ABC para cliente e curva ABC de para gestão de estoque.
A forma é o método de classificação da sua clientela dentro daquela porcentagem 80/20. Para compreender bem, vamos dividir os clientes em três classes: - Clientes da classe A: São aqueles maiores em termos de lucros para sua empresa, pois são responsáveis por 80% de seu faturamento. São os que compram os produtos mais caros e com maiores frequência. - Clientes da classe B: são os medianos, ou de médio impacto nos negócios, que representam 15% de seu faturamento. - Clientes da classe C: são os menores em termos de geração de lucros, pois compram menos, com frequência menor, ou escolhem produtos mais baratos.São responsáveis por apenas 5% de seu faturamento total. Obviamente esses números variam de cada empresa, de acordo com seus critérios de avaliação. Mas, em regra geral, a Curva ABC de clientes atende a maioria das empresas.
E como a curva ABC de clientes pode ser usada em sua empresa?
Essa classificação em A, B e C vai possibilitar um atendimento diferenciado para cada um deles. Depois de analizar cada um deles, será possível traçar um perfil de compra e entender as demandas específicas de cada consumidor. Você terá maior clareza em relação a frequência de compras, em relação aos produtos preferidos, e etc. Ao conhecer melhor o perfil de seus clientes você poderá fidelizar seus clientes classe A, e pensar em estratégias para incentivar seus outros clientes a virarem ‘’A’’ também. E se você já esta preocupado em como vai começar a calcular tudo isso, fique tranquilo, o sistema de ERP da oGestor sistema já mostra isso sobre seus clientes e sobre seus produtos.
As letras A-B-C da gestão de estoque refletem os produtos com base em sua importância:
Classe A É um grupo seleto de itens, que são responsáveis por uma grande parte da receita da empresa. Cada empresa possui seu por sua vez um percentual próprio, mas normalmente estão classificados nesse grupo até 20% dos produtos. Estes são responsáveis por 80% do faturamento; Classe B Esta já conta com 30% dos itens categorizados e costuma representar 15% das vendas da empresa. Se tornando os intermediários na importância de sua gestão. Classe C É o grupo mais numeroso, com algo em torno de 50%, mas possui pouca representatividade para as receitas da empresa, ficando com apenas 5%. A aplicação disso é gigantesca, como por exemplo: A Curva ABC de estoque permite que o gestor avalie, por exemplo, o grau de dependência ou risco do negócio em relação a um cliente específico, bem como a análise de quais são os clientes que oferecem maior possibilidade de retorno, ou pode te ajudar a ter estoques mais coerentes com a demanda. Como um dos aspectos está ligado ao giro dos materiais, as análises passam a direcionar o setor de compras para investir mais na compra desses produtos. Com isso, a demanda dos clientes passa a ser melhor atendida.
Espero não ter esquentado muito sua cabeça com este tema, mas uma coisa que não dá para negar é que essa tal de curva ABC é extremamente útil para seu negócio, pode te ajudar a alavancar vendas e reduzir prejuízos, e se você tem interesse num sistema de gestão que vai te ajudar a avaliar isso e ainda emitir notas e muito mais, a oGestor Sistemas em a solução para você, acessa o nosso site e da uma conferida nesse ERP que te proporciona muito mais que um simples sistema de Gestão.