Marketplace ou e-commerce: qual o melhor para começar?



O varejo digital está cada vez mais em alta e isso faz com que os vendedores comecem a criar canais virtuais para suas vendas. Porém, sempre surge uma dúvida comum: por onde devo iniciar? Marketplace, e-commerce ou os dois? Para tomar esse tipo de decisão, é preciso entender a diferença e as possibilidades de cada um deles.

O primeiro passo para escolher entre um marketplace ou um e-commerce é entender que tipo de público deseja atingir. Dessa forma, as ações são mais direcionadas e o retorno positivo. Assim como os shoppings, os marketplaces contam com uma grande transição de visitantes, onde diversas lojas vendem produtos no mesmo lugar. Além de aproveitar benefícios como tráfego, mídia e segurança, que são de responsabilidade do centro comercial, as lojas precisam cumprir as regras do conjunto, além de pagar uma taxa pelo uso do “espaço”.

Por outro lado, quando o lojista opta por investir em um e-commerce, ele terá direito a criar sua loja virtual para comercializar todos os seus produtos. Quando a opção escolhida for essa, é necessário entender que algumas estruturas ficam sob responsabilidade do empreendedor, como por exemplo design do site, regras de negócios, marketing, investimentos e riscos.

Um ponto muito importante a se observar é o tráfego. Como o consumidor vai chegar à sua loja? Ele precisa saber que ela existe e investir na divulgação para tornar seu site conhecido é primordial. Não existe o melhor canal para isso, pois você pode optar pelas redes sociais, pelo boca a boca, por anúncios, ou outros meios alternativos. A forma é você quem escolhe. Criar uma marca, ganhar visibilidade e confiança é uma tarefa trabalhosa e demorada, mas no final traz resultados qualificados se feito da maneira correta.

O marketplace, por exemplo, faz a divulgação para aumentar o tráfego em seu site e sua loja pega carona nessa oportunidade. Quando o consumidor clica em algum produto que você comercializa, sua loja é promovida e ganha mais relevância. Nesse ponto, ele pode buscar por seu e-commerce e comparar as condições da sua loja x marketplace.

Outros pontos são a segurança e fidelidade. No e-commerce, o lojista é responsável por todas as operações e riscos. Por isso, investir em meios de pagamentos é uma ótima forma para fidelizar o cliente. Por outro lado, o marketplace tem a vantagem de ter consumidores fidelizados, que já confiam no site. Neste caso, eles assumem os riscos financeiros, fraudes, chargeback e tornam a operação mais confiável para aqueles consumidores mais desconfiados.

Acredito que uma plataforma complementa a outra, só depende do que se vende. Se a loja vender produtos de nicho, é preciso investir em divulgação. Então, nada melhor que ter seu próprio e-commerce para falar com seus stakeholders. Se você quer vender bens de consumo já consolidados ou produtos de marcas reconhecidas, como eletrônicos, telefonia, informática, suplementos, utilidade doméstica, entre outros, iniciar pelo marketplace pode ser vantajoso, já que pega carona na relevância de outros lojistas do site.

Por fim, não existe “certo ou errado” na hora de escolher o seu modelo de negócio online. O importante é você entender qual é o seu perfil e o que espera das vendas digitais. Depois disso, fica mais fácil de decidir.

Espero que este conteúdo tenha cido muito útil para ti de alguma forma. Se você ta pensando em abrir um e-commerce, manda uma mensagem para conhecer as nossas opções de sites, e se você curtiu mais surfar na onda dos marketplaces, não deixa de conhecer nossa integração com o mercado livre que simplesmente facilita sua vida de uma forma inimaginável!

 

 

 

 

fonte:https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/e-commerce-ou-marketplace/

 

sobre nós

OGESTOR SISTEMAS

Desenvolvimento de soluções web e mobile para empresas: Emissores Fiscais e Sistemas ERP para Gestão.

você pode gostar também

  • Ricardo Buzzo
  • 18 de dezembro de 2019, às 19:45
As novas formas de pagamento
Mesmo com números positivos, o cenário é de desaceleração no terceiro trimestre (+2,2), em relação ao primeiro trimestre deste ano (+3,5%).
  • Ricardo Buzzo
  • 03 de novembro de 2022, às 12:37
PMEs crescem em setembro; Indústria e Comércio se destacam
A preocupação do Banco Central com a expectativa de alta na inflação cria obstáculos para redução de juros e gera incertezas no mercado.
  • Ricardo Buzzo
  • 14 de fevereiro de 2023, às 11:34
Banco Central preocupado com expectativas de alta na inflação
  • Ricardo Buzzo
  • 14 de janeiro de 2021, às 09:35
91% dos profissionais preferem modelo de trabalho híbrido
O setor de serviços se destaca entre as MPEs, já que possui mais da metade dos cadastros ativos no país.
  • Ricardo Buzzo
  • 26 de outubro de 2022, às 11:47
Micro e pequenas empresas representam 30% do PIB brasileiro
Inspire-se e descubra como empreender após os 60 anos com sucesso.
  • Alex Reissler
  • 13 de junho de 2024, às 07:45
Empreendedorismo Sênior e Sucesso Após os 60
Descubra como avaliar métricas de um site para melhorar seu desempenho online. Saiba onde encontrar e como interpretar os números essenciais.
  • Alex Reissler
  • 03 de outubro de 2023, às 13:18
Como Analisar Métricas de um Site para o Sucesso Online