5 passos determinantes para vender mais



As vendas são essenciais para o sucesso de uma pequena empresa. Entretanto, uma equipe mal treinada pode acabar afastando os consumidores do seu negócio. “Pergunte sempre para o seu cliente qual é o valor da compra para ele, pois existe o fator emocional”, ensina Marcelo Ortega, palestrante de vendas e consultor empresarial.

Para André Ortiz, especialista em vendas e diretor da Oficina do Sucesso, fechar uma venda faz parte de um processo. Por isso, é importante entender quais são as necessidades do cliente para fazer as indicações corretas.

Mário Rodrigues, especialista em vendas e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), afirma que um dos passos fundamentais do processo é o pós-venda. “É a pré-venda da próxima venda. Mais do que isso, busque um relacionamento com o cliente”, ensina. Veja as recomendações dos especialistas para fechar uma venda.

 

Faça a abordagem correta

Para evitar que os vendedores cometam atitudes mais odiosas, o empresário deve investir em treinamentos e avaliar constantemente sua equipe. Quando um consumidor depara com um vendedor mal educado e desonesto, a chance de uma venda acontecer é mínima.

 

 Aprenda a ouvir

Para criar empatia, o ideal não é oferecer todos os produtos e serviços que estão à disposição. “Somos pouco treinados a perguntar; falamos demais e perguntamos pouco”, afirma Rodrigues. 

 

“É preciso solucionar problemas”, afirma Ortiz. Por isso, saber ouvir é essencial para fazer os questionamentos corretos. 

 

Apresente as soluções

Para algumas pessoas, o preço não é relevante. Para outras, é a matéria prima do produto que importa. Ortega conta que se você oferece status para quem preza conforto, por exemplo, as chances de fechar a venda são baixas. Os especialistas recomendam focar no problema do cliente e analisar quais são as melhores opções para cada caso.

 

Encare as objeções

Normalmente, as objeções aparecem durante o fechamento da compra. Pedidos de descontos, brindes e outros questionamentos são comuns. Para Rodrigues, o consumidor só quer ter certeza de que fez o melhor negócio. 

“Tem que encarar a objeção como sinal de compra. Negociação não é luta”, completa Ortega.

 

Invista no pós-venda

O vendedor precisa entender bem sobre o produto que está vendendo. Além disso, ele deve ser capaz de oferecer suporte para o consumidor mesmo que a venda tenha sido concretizada. Dessa maneira, as chances de gerar novas vendas aumentarão significativamente. 



fonte:exame.abril.com.br

sobre nós

OGESTOR SISTEMAS

Desenvolvimento de soluções web e mobile para empresas: Emissores Fiscais e Sistemas ERP para Gestão.

você pode gostar também

O MVP, ou Produto Mínimo Viável, é uma abordagem de desenvolvimento de produto que se tornou cada vez mais popular nos últimos anos.
  • Ricardo Buzzo
  • 14 de março de 2023, às 12:40
MVP: Saiba por que o Produto Mínimo Viável se tornou tão popular
Micro e pequenas empresas criam 961 mil postos no período no país
  • Ricardo Buzzo
  • 08 de maio de 2022, às 00:00
Pequenos negócios criam 72% das vagas de emprego no 1º semestre
As micro e pequenas empresas (MPEs) estão ganhando cada vez mais destaque na agenda política do Congresso Nacional.
  • Ricardo Buzzo
  • 03 de fevereiro de 2023, às 14:21
MPEs ganham destaque na agenda do Congresso Nacional
Crie uma campanha de marketing para promover seus produtos ou serviços. Utilize as redes sociais e o e-mail marketing para divulgar suas promoções.
  • Ricardo Buzzo
  • 14 de março de 2023, às 12:48
8 Dicas para Impulsionar Suas Vendas no Dia do Consumidor
Veja como as sanções da LGPD podem surpreender e caso seu negócio ainda não esteja adequado é bom estar atento.
  • Ricardo Buzzo
  • 14 de dezembro de 2022, às 11:49
Multas por infrações à LGPD podem surpreender
  • Ricardo Buzzo
  • 12 de abril de 2019, às 17:00
Imposto de Renda - O que é, como funciona e como declarar