- Ricardo Buzzo
- 05 de janeiro de 2021, às 15:22
No mundo físico, todo mundo sabe que quanto mais “escondido” for seu negócio menos chance dele dar certo, justamente pelo fato de que ele tem que ter visibilidade, quanto mais as pessoas conhecerem melhor.
Uma lógica muito parecida acontece no mundo virtual, a diferença é que você precisa ser visto no meio das “megalópoles” que são as redes sociais. E piorando o caso, são tantas redes, com tantas particularidades, que fica difícil não se perder, quem dirá escolher a melhor para a sua empresa.
“Você precisa descobrir onde está seu público e ficar lá. Não há uma única resposta para os vários setores do mercado, depende muito do tipo de público. Mas, sem dúvida, uma empresa que está na rede que o seu cliente usa sai na frente”, resume Edney Souza, o Interney, um dos especialistas em redes sociais mais conhecidos no Brasil.
Segundo o relatório da Secom, o Facebook se mantém líder como rede social mais usada na terra dos tupiniquins, contando com 83% da população que regularmente acessa a internet. Mesmo tendo surgido em 2004, só se popularizou nas terras brasileiras entre 2010 e 2011. Com o surgimento de outras mídias o crescimento do Facebook tem diminuído, com destaque no ano passado. Hoje conta com aproximadamente 2,2 Bilhões de usuários na rede.
É sem dúvidas uma das redes sociais mais abertas para se investir, contando com com várias ferramentas para ajudar os administradores a cuidar de suas fan pages. É possível ainda, investir em publicidade para garantir que seus posts terão um grande alcance. Hoje são mais de 2 milhões de anunciantes ativos na plataforma.
Se você já ouviu o termo “microblog” saiba que esse temo surgiu no meio do turbilhão de 2006 com o recém nascido Twitter. Com a regra de permitir apenas 140 caracteres, a rede social ganhou proporções até então inimagináveis. Lá os usuários podem interagir seguindo os perfis que gostam, mandar mensagens privadas, publicar fotos e vídeos e claro, publicar os famosos tweets.
È uma forma muito perspicaz de garantir uma interação rápida e direta com os usuários, divulgando promoções e novidades interessantes de maneira objetiva.
Porém é importante ter cuidado, seus seguidores no Twitter também seguem outras contas, e seu tweet pode ficar soterrado no meio da constante enxurrada de tweets, fazendo com que para eles verem o que publicou precisem ir ao seu perfil. Sendo assim a rede é recomendável para empresas que tenham a possiblidade de atualizar constantemente sua conta, e claro, tenham conteúdo para atualizar. Se você espera ter uma média de 1 publicação por dia, o Twitter pode ser uma furada.
Um dos aplicativos que mais cresceu com o passar dos anos, ajudando a fortalecer s cultura da “selfie”, o Instagram tem atualmente, mais de 1 bilhão de usuários no mundo, de acordo com relatórios do Facebook, que é o atual dono da plataforma.
Nele a interação se dá de duas formas, através dos famosos “stories”, que duram 15 segundos, ou pelas publicações no feed, que permite fotos, e vídeos de até 1 minuto.
É a rede ideal para quem trabalha com produtos que tenham um apelo visual muito forte, como roupas, artigos para bebês e maquiagens. Mas lembre-se que no Instagram se deve ter imagens muito bem trabalhadas, então seria interessante uma mão mais profissional, como um investimento em alguma agência de marketing digital, ou até mesmo um freelancer.
O Youtube é a principal rede social de vídeos online da atualidade, com mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados todos os dias. Adquiriu o título de rede social, uma vez que é possível comentar, compartilhar e curtir os vídeos, e até mesmo os criadores de conteúdo podem interagir com a audiência.
Vídeos são excelentes formas de vender um produto. Através da mágica das câmeras é possível criar a oportunidade do cliente ver o funcionamento e a aparência do que quer comprar, como se estivesse na loja, por isso incluir vídeos nas descrições do produto é essencial.
Mas as possibilidades, quando se tem um canal no YouTube não se limitam a isso. Você pode aproveitar que já está na rede para fazer vídeos com o intuito de criar conteúdo para nutrir seus seguidores, com vídeos tirando dúvidas, comparando dois produtos, hands-on e muitos outros, a imaginação é o limite. Como já foi explicado no post que falamos se vale a pena investir em marketing digital, marketing digital não é apenas vender um produto, devemos construir uma relação com o cliente, e fazer vídeos com diversos temas interessantes é uma das formas mais eficazes!
Espero que tenha curtido essa explicação e que consiga alavancar suas vendas com essas dicas, e não se esqueça de estar sempre ligado no blog que tem atualizações todos os dias.