6 passos para montar seu calendário de marketing



Não um de calendário de marketing é um dos erros mais comumente cometidos pelas pequenas e médias empresas hoje em dia. Mas nã se preocupe, hoje você vai sair daqui com um calendário top para a sua empresa bombardeasse novo ano que se aproxima.

1. Procure por um modelo que sua equipe facilmente se adapte.

 

O mais eficiente, é o calendário ser digital, pois o torna de fácil acesso para todos, principalmente se for em nuvem. Mas claro, antes de tudo deve pensar se isso será eficiente no seu dia a dia. 

Calendários como este são facilmente encontrados, tem 1 milhão de templates na internet para baixar, pode usar até mesmo o Google Agenda que conta com um calendário. Existe também a possibilidade de sair do calendário e utilizar um gerenciador de projetos, como Trello ou Monday.

 

Tudo deve ser avaliado, a vigência da campanha, em quais redes vão circular  e o que será feito em cada plataforma. É importante destacar as ferramentas em cada período, como blog post, e-mail marketing, e etc.

Resumindo, não existe um “formato supremo” para isso, o melhor formato é o que sua equipe de adapta melhor, e você para isso é importante que ninguém que usará o sistema tenha dificuldade em acessar, editar e entender as tarefas.

2. Lembre-se das datas comemorativas

 

Antes mesmo de definir o período de cada campanha, é imprescindível que estabeleça as datas comemorativas relevantes para seu Business.

Isso é importante por basicamente dois motivos:

 

Não vai correr o risco de agendar uma campanha que se torne inviável ou pouco efetiva por causa de alguma data comemorativa. 

 

Certos seguimentos de negócios como o Varejo por exemplo, tem suas campanhas totalmente datadas pelas comemorações comuns da sociedade, esquecer qualquer uma dessas datas poderia causar acredite se quiser, uma crise no seu negócio. É importante saber também que datas comemorativas podem mudar de acordo com seu público, e não apenas em natal, dia das mães e páscoa. Por exemplo: se seu público alvo é o ramo médico, não esqueça de incluir o dia do médico, novembro azul, outubro rosa, dia do enfermeiro e etc.

3. Adicione as campanhas 

 

Depois de programar as datas de cada campanha, incluindo as comemorativas, devemos finalmente adicioná-las. As campanha são bem individuas de cada seguimento de negócio, dependem demais de seu mercado e dos interesses do vendedor para só assim definir como serão. 

O planejamento vai do gosto, algumas empresas fazem trimestral, outras semestral e até mesmo anual. O melhor a fazer é escolher o período mais eficaz para o seu planejamento.

As campanhas podem se dividir entre promocionais, educacionais, sociais e institucionais, hoje vamos apenas pincelar um pouco a respeito de cada uma. 

 

PROMOCIONAIS - Focam em em seu produto ou serviço, geralmente feitas a parti de algum desconto, benefício de adquirir o produto, ou mesmo um frete grátis.

 

EDUCACIONAIS - Como já falamos aqui no blog, marketing digital não é simplesmente chegar e vender, se cria uma relação com o seu cliente, e essa relação vem principalmente através de campanhas educacionais, como nós da oGestor mesmo. Oferecemos diversos sistemas para vários setores da economia, mas não fazemos apenas campanhas promocionais, produzimos conteúdo educacional de qualidade através de nossos especialistas e oferecemos por meio do blog, Facebook, Instagram, twitter e muitos outros meios. 

 

SOCIAIS - Englobam todo tipo de trabalho social que a empresa realiza no meio onde está inserida. Estão extremamente ligados a imagem da empresa, e ao exemplo que querem passar para as pessoas, geralmente são olhadas com certo desprezo pelas pequenas e médias empresas por encararem como campanhas caras. Não precisão ser feitas campanhas sociais milionárias uma simples arrecadação de roupas usadas para doação já é uma belíssima campanha social, o importante é ajudar o próximo, essa é a ideia das campanhas sociais.

 

INSTITUCIONAIS - São para falar da sua empresa e o quanto ela está preparada para atender seus clientes. É a melhor forma de mostrar o potencial da sua empresa, como por exemplo, podemos falar sobre a participação da empresa em grandes eventos, a representatividade da empresa no exterior, tudo isso mostra o quanto a empresa tem potencial para crescer e atender seus clientes.

4. Defina as redes e o formato de cada campanha  

 

O formato do conteúdo que você vai publicar é importante para que você de fato atinja seu publico. Os formatos atualmente mais utilizados são: Artigos, vídeos, infográficos, e-books, para quem procura um público mais descontraído pode optar também por quizzes, áudios e podcasts.
Com as datas comemorativas e as campanhas que você quer lançar em mãos, agora devemos pensar em quais formatos de redes sociais e de ferramentas você pretende utilizar. Assim como nos calendários, aqui não existe um soberano, tudo vai depender da sua audiência, após uma análise para entender quais formatos são mais acessados pelo público para consumir seu conteúdo, (6 meses em média já é possível saber), faremos um investimento mais concentrado nos meios onde sabemos que somos procurados.

Vale lembrar também que cada rede é indicada para um tipo de publicação e até mesmo formato, por exemplo, não seria eficiente uma campanha de várias artes tratadas no photoshop no Youtube, pois a plataforma tem um foco praticamente total em vídeos. Por isso devemos nos focar em conteúdos eficientes.

 

 

5. Distribuir seu orçamento e fique atento as oportunidades

 

O marketing digital para quem está começando principalmente, não traz resultados rápido, e a verdade é que nada traz muito resultado quando não se investe muito dinheiro, o marketing digital é sim mais barato, mas não consegue fugir da regra do marketing: quanto mais você investe, mais terá resultado. Não vou dizer a você invista nisso, ou invista naquilo, o que posso dizer a você, que você pode confiar de olho fechado é:

 

- Nunca invista tudo em um só lugar.

- Não faça testes usando pouco para entender sua audiência.

 

Patrocinar posts é a maneira mais eficaz para atingir quem você deseja. Enquanto patrocina, pode escolher praticamente todas as características do seu público, é uma das vantagens que o mundo digital trouxe que o marketing clássico como a TV e o Rádio nunca nem chegaram perto de conseguir, use disso para traçar exatamente o público que vai atrás do que você e do que você tem a oferecer.

 

Outra dica, esteja sempre atento, não é porque seu calendário está pronto e com as campanhas todas elaboradas que você deve se desligar do mundo, acompanhe seus seguidores e principalmente aqueles que oferecem os mesmos produtos ou serviços que você. Nas redes sociais sociais principalmente, coisas podem se tornar tendência e deixar de ser num piscar de olhos, acompanhar elas pode fazer você subir com tendências. Se fechar para as novidades podem trazer  consequências devastadoras, uma das maiores 

 

6. Mensurar os resultados

 

Tudo isso que te expliquei até agora serve de absolutamente nada se você não acompanhar/medir os resultados de suas campanhas, é a partir disso que você vai saber se suas campanhas estão dando resultado ou não e o mais importante, vai poder modificar as próximas para evitar os erros que cometeu com a campanha vigente. 

 

 

 

Eu espero realmente ter te ajudado a montar o calendário de marketing para sua empresa, qualquer dúvida que restar a respeito do texto pode deixar aí nos comentários que eu prometo ler e responder. Marketing digital é uma ferramenta extremamente eficiente para transformar sua empresa em uma gigante lucrativa, só o que precisa para isso é: dedicação, investimento e paciência.

 

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