Segundo IODE-PMEs, o recuo foi de 1,71%.

PMEs recuaram 1,7% em outubro, mas mantém média acima de 2021

Segundo IODE-PMEs, o recuo foi de 1,71%.



A movimentação financeira das PMEs brasileiras iniciou o quarto trimestre de 2022 em menor proporção na comparação anual – primeiro resultado negativo do ano. Os dados são do Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs).

Apesar da desaceleração vista no decorrer do terceiro trimestre, o índice ainda havia permanecido em níveis superiores aos observados no mesmo período do ano anterior.

Figura 1: IODE-PMEs
(Número índice – base: média 2019=100)

Fonte: IODE-PMEs (Omie)

Em outubro de 2022, o IODE-PMEs indica que a média financeira das PMEs brasileiras recuou 1,7%. Já na análise direta com setembro de 2022, o índice aponta uma diminuição de -3,9%. 

Mesmo com o resultado negativo no último mês, o acumulado do ano traz um crescimento de 2,6% em relação ao mesmo período de 2021.

O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$50 milhões anuais, consistindo no monitoramento de 637 atividades econômicas que compõem cinco grandes setores: Agropecuário, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.

“Apesar da queda da inflação e da melhora no mercado de trabalho, a taxa de juros (SELIC) e o endividamento das famílias prejudicam a evolução das PMEs. De fato, a confiança dos consumidores – medida pelo ICC-FGV – recuou 0,4 ponto em outubro, após quatro meses de altas consecutivas, reflexo da piora das expectativas dos agentes para os próximos meses”, comenta o gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem,  Felipe Beraldi.

Segundo as aberturas setoriais do IODE-PMEs, o resultado negativo do mercado em outubro foi puxado, especialmente, pelo fraco desempenho dos setores Comércio e Serviços – segmentos com o maior volume de empresas da economia brasileira. 

No Comércio, a movimentação financeira real do setor recuou 8,9% em outubro/22 na comparação anual, com quedas verificadas tanto no atacado quanto no varejo. “O resultado no mês chama a atenção já que o Comércio vinha se destacando positivamente no mercado de PMEs nos últimos meses”, comenta Beraldi.

A movimentação financeira das pequenas e médias empresas em serviços apresentou recuo de 1,1% frente a outubro de 2021. Nesse setor, o IODE-PMEs já mostra quedas consecutivas desde junho/22. 

Dentre as atividades, os fracos resultados estão concentrados em saúde humana e serviços sociais e transporte, armazenagem e correio. Também se observa fraco desempenho em  educação.

Na contramão do resultado geral, há áreas que apresentaram crescimento. A movimentação da indústria avançou 8,9% na comparação anual em outubro/21, com destaque para os segmentos moveleiro, de máquinas e equipamentos. As PMEs de infraestrutura também tiveram resultados positivos (+1,4% YoY).

O comércio também chama a atenção, uma vez que houve recuo de 8,9% na comparação com o ano anterior. O índice aponta que ainda é cedo para assumir se a queda no último mês se configura como tendência  para o setor.

Figura 2: Evolução do IODE-Comércio
(Número índice – média móvel em 12 meses)

Fonte: IODE-PMEs (Omie)

Mesmo com resultados negativos, alguns segmentos varejistas mantiveram  crescimento, como: tecidos e vestuário, eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo e móveis. Assim, atividades que costumam impulsionar as vendas na Black Friday mantiveram tendência positiva nos últimos meses.

Fonte: Contábeis

sobre nós

OGESTOR SISTEMAS

Desenvolvimento de soluções web e mobile para empresas: Emissores Fiscais e Sistemas ERP para Gestão.

você pode gostar também

Descubra como o empreendedorismo está crescendo no Brasil, com 70% dos empreendedores ganhando até 2 salários-mínimos. Veja como a qualificação pode impulsionar o sucesso nos negócios
  • Jessica Almeida
  • 17 de outubro de 2023, às 17:01
Empreendedorismo Brasileiro: 70% Alcançam até 2 Salários-Mínimos
Novo projeto visa auxiliar MPEs em estágios iniciais com redução de taxas no Simples Nacional.
  • Jessica Almeida
  • 24 de agosto de 2023, às 15:10
Descontos no Simples Nacional para impulsionar Micro e Pequenas Empresas
  • Ricardo Buzzo
  • 21 de janeiro de 2020, às 14:24
Estratégia vs tática
Entenda as mudanças na desoneração da folha de pagamento e saiba como sua empresa pode se ajustar para cumprir as novas regulamentações. Consulte a OGESTOR.
  • Jessica Almeida
  • 07 de maio de 2024, às 07:45
Desoneração da Folha de Pagamento: O Que Mudou e Como se Adaptar
O setor de serviços se destaca entre as MPEs, já que possui mais da metade dos cadastros ativos no país.
  • Ricardo Buzzo
  • 26 de outubro de 2022, às 11:47
Micro e pequenas empresas representam 30% do PIB brasileiro
Descubra as multas para o MEI descuidado! Veja como evitar problemas fiscais com a DASN-Simei. Não perca tempo, proteja seu negócio agora com o ERP da OGESTOR!
  • Jessica Almeida
  • 23 de abril de 2024, às 07:45
MEI Descuidado? Veja as Multas por Atraso na Entrega da DASN-Simei
Descubra os riscos de registrar o seu CNPJ no endereço residencial e como evitá-los. Leia agora e proteja o seu negócio!
  • Ricardo Buzzo
  • 17 de abril de 2023, às 11:15
CNPJ: 4 Riscos de Registrar no Endereço Residencial
Prepare-se para o sucesso! 10 tendências de mercado para deslanchar seu negócio em 2024, saiba mais!
  • Maria Paiola
  • 20 de fevereiro de 2024, às 12:11
As 10 Tendências de Mercado que Você Não Pode Ignorar em 2024