O que é uma pesquisa de mercado



Seus consumidores estão satisfeitos com o seu produto ou serviço? Como o seu público-alvo enxerga a sua marca? Para você ter essas informações com qualidade e precisão, é necessário realizar uma pesquisa de mercado. 

A pesquisa de mercado é uma ferramenta extremamente importante, que possibilita ao responsável do marketing da empresa ter uma visão mais ampla sobre a área de atuação. Isso também serve para o gestor se orientar enquanto define as estratégias e nas tomadas de decisão. 

 

O que é pesquisa de mercado 

 

A pesquisa de Mercado é muito útil principalmente em momentos de definição de estratégia de negócio, por esse e outros motivos é uma das ferramentas mais utilizadas no marketing. As informações obtidas com as pesquisas servem para criar os pilares das campanhas que serão usadas. 

Podemos definir a pesquisa de mercado da seguinte forma:

 

A pesquisa de mercado nada mais é do que a coleta de informações a fim de identificar oportunidades e problemas inerentes à área de atuação da empresa e/ou dos seus produtos/serviços.”

 

Agora que você capitou a essência da coisa, vou te mostrar exemplos muitos comuns de momentos que usamos a pesquisa:

 

- Mensura a satisfação dos consumidores com os serviços/produtos que sua empresa oferece.

 

- Avalia a qualidade e o desempenho dos seus serviços/produtos aos olhos do público, isso impacta diretamente em suas vendas, você pode até vender muito, mas, se seu serviço não é bom, a chance daquele mesmo cliente voltar é muito pequena, é por esse fato que muitas empresas como a gigante Apple trocam celulares com defeito mesmo depois de sairem da garantia, pois isso cria uma ligação com o cliente, e a chance dele voltar a comprar da marca é maior.

 

- Prevê tendências. Acompanhar as tendências do mercado é fundamental para ter um negócio lucrativo, quando seu produto se torna obsoleto, significa que deixou de fazer parte das tendências, e se você no século XXI não surfa nas tendências, sua empresa não durará muito tempo.

 

- Identifica os canais mais usados pelo seu público para você poder montar uma estratégia eficiente, e veiculá-la nos melhores meios possíveis.

 

- Avalia o que chamamos de pós-teste, que seria para ver como foi a aceitação do seu público com a sua mensagem.

 

- Pesquisa para entender quanto seu público está disposto a pagar pelo que você tem a oferecer.

 

- Pode pesquisar também hábitos de consumo, para entender o que seu público está comprando, ande ele está procurando e quanto paga por isso.

 

Podemos pesquisar até mesmo o nível de escolaridade e as características socioeconômicas do seu público, como você pode perceber, com a pesquisa de mercado dá pra saber até qual a cor da cueca favorita do seu consumidor, e isso é extremamente importante, quanto mais você sabe a respeito do seu público, mais você pode se organizar e planejar para fazer um produto exatamente como ele quer, que vai atender as necessidades dele pelo preço mais próximo possível ao que ele pode pagar e veicular isso numa mídia que você sabe que ele vai ver. Consegue perceber agora como a pesquisa de mercada poderia ser considerada como a 5 maravilha do mundo do marketing?

 

A um tempo atrás, esse tipo de pesquisas era caro, o que fazia com que apenas empresas com uma grande verba destinada a marketing pudesse ter acesso a essas informações. Hoje em dia esse custo tem diminuindo consideravelmente, para fazer uma campanha você precisa basicamente dessas informações:

 

- O motivo da pesquisa

 

- O objetivo da pesquisa

- Descobrir as informações que já estão disponíveis

 

-Pesquisar os dados primários

 

-Analisar os dados e transformá-los em conhecimento

 

Agora seria a hora de começar a pesquisa, que você poderia fazer pela internet, boca a boca ou ligação, hoje em dia já temos até aplicativos que podem te ajudar nisso, cada um vai te dar instruções para saber o que fazer, podemos citar vários, como:

 

- SurveyMonkey

 

- Typeform

 

- MindMiners

 

- wufoo

 

Depois dessas dicas, não perca tempo e vá entender melhor do seu público para saber como aumentar suas vendas, só não se esqueça de visitar sempre o blog para ficar sempre antenado no mundo empreendedor.

 

sobre nós

OGESTOR SISTEMAS

Desenvolvimento de soluções web e mobile para empresas: Emissores Fiscais e Sistemas ERP para Gestão.

você pode gostar também

Aproveite crédito para MEIs e veja como o ERP da OGESTOR otimiza a gestão financeira do seu negócio.
  • Alex Reissler
  • 20 de junho de 2024, às 08:15
Crédito para Pequenos Negócios
Entenda os riscos em 2024: milhares de pequenas empresas correm o perigo de serem excluídas do Simples Nacional. Saiba mais sobre as propostas de atualização e o impacto na economia.
  • Alex Reissler
  • 23 de novembro de 2023, às 17:40
Simples Nacional 2024: Risco de Exclusão para Milhares de Empresas
O governo avalia uma alíquota extra para MEIs que ultrapassam o limite de faturamento, evitando o desenquadramento. Saiba o que muda!
  • Igor Ribeiro
  • 18 de março de 2025, às 09:34
Governo pode criar alíquota extra para MEIs que faturam mais
Descubra as principais vantagens da sociedade empresária limitada, uma estrutura empresarial que protege seu patrimônio pessoal e oferece flexibilidade na gestão. Conheça as regras e regulamentos necessários
  • Alex Reissler
  • 19 de outubro de 2023, às 17:56
Entenda as Vantagens da Sociedade Empresária Limitada
Empresários sentem dificuldades ao contratar candidatos que atendam a clientela com a retomada da economia.
  • Ricardo Buzzo
  • 24 de outubro de 2022, às 11:19
Emprego: falta de mão de obra qualificada dificulta contratação
Confira neste artigo as opiniões dos diferentes setores da economia brasileira sobre as propostas da reforma tributária em discussão no Congresso Nacional. Saiba como a reforma pode impactar cada setor e quais são as principais reivindicações.
  • Ricardo Buzzo
  • 30 de março de 2023, às 15:26
Reforma Tributária: Opiniões dos Setores sobre as Propostas
Os dados e a tecnologia são os aliados do varejo e contribuem com a mudança do ritmo de pequenas, médias e grandes empresas.
  • Ricardo Buzzo
  • 02 de dezembro de 2022, às 11:46
Varejistas usam a inteligência artificial para aumentar as vendas