- Jessica Almeida
- 14 de novembro de 2024, às 14:00
Seus consumidores estão satisfeitos com o seu produto ou serviço? Como o seu público-alvo enxerga a sua marca? Para você ter essas informações com qualidade e precisão, é necessário realizar uma pesquisa de mercado.
A pesquisa de mercado é uma ferramenta extremamente importante, que possibilita ao responsável do marketing da empresa ter uma visão mais ampla sobre a área de atuação. Isso também serve para o gestor se orientar enquanto define as estratégias e nas tomadas de decisão.
A pesquisa de Mercado é muito útil principalmente em momentos de definição de estratégia de negócio, por esse e outros motivos é uma das ferramentas mais utilizadas no marketing. As informações obtidas com as pesquisas servem para criar os pilares das campanhas que serão usadas.
Podemos definir a pesquisa de mercado da seguinte forma:
“A pesquisa de mercado nada mais é do que a coleta de informações a fim de identificar oportunidades e problemas inerentes à área de atuação da empresa e/ou dos seus produtos/serviços.”
Agora que você capitou a essência da coisa, vou te mostrar exemplos muitos comuns de momentos que usamos a pesquisa:
- Mensura a satisfação dos consumidores com os serviços/produtos que sua empresa oferece.
- Avalia a qualidade e o desempenho dos seus serviços/produtos aos olhos do público, isso impacta diretamente em suas vendas, você pode até vender muito, mas, se seu serviço não é bom, a chance daquele mesmo cliente voltar é muito pequena, é por esse fato que muitas empresas como a gigante Apple trocam celulares com defeito mesmo depois de sairem da garantia, pois isso cria uma ligação com o cliente, e a chance dele voltar a comprar da marca é maior.
- Prevê tendências. Acompanhar as tendências do mercado é fundamental para ter um negócio lucrativo, quando seu produto se torna obsoleto, significa que deixou de fazer parte das tendências, e se você no século XXI não surfa nas tendências, sua empresa não durará muito tempo.
- Identifica os canais mais usados pelo seu público para você poder montar uma estratégia eficiente, e veiculá-la nos melhores meios possíveis.
- Avalia o que chamamos de pós-teste, que seria para ver como foi a aceitação do seu público com a sua mensagem.
- Pesquisa para entender quanto seu público está disposto a pagar pelo que você tem a oferecer.
- Pode pesquisar também hábitos de consumo, para entender o que seu público está comprando, ande ele está procurando e quanto paga por isso.
Podemos pesquisar até mesmo o nível de escolaridade e as características socioeconômicas do seu público, como você pode perceber, com a pesquisa de mercado dá pra saber até qual a cor da cueca favorita do seu consumidor, e isso é extremamente importante, quanto mais você sabe a respeito do seu público, mais você pode se organizar e planejar para fazer um produto exatamente como ele quer, que vai atender as necessidades dele pelo preço mais próximo possível ao que ele pode pagar e veicular isso numa mídia que você sabe que ele vai ver. Consegue perceber agora como a pesquisa de mercada poderia ser considerada como a 5 maravilha do mundo do marketing?
A um tempo atrás, esse tipo de pesquisas era caro, o que fazia com que apenas empresas com uma grande verba destinada a marketing pudesse ter acesso a essas informações. Hoje em dia esse custo tem diminuindo consideravelmente, para fazer uma campanha você precisa basicamente dessas informações:
- O motivo da pesquisa
- O objetivo da pesquisa
- Descobrir as informações que já estão disponíveis
-Pesquisar os dados primários
-Analisar os dados e transformá-los em conhecimento
Agora seria a hora de começar a pesquisa, que você poderia fazer pela internet, boca a boca ou ligação, hoje em dia já temos até aplicativos que podem te ajudar nisso, cada um vai te dar instruções para saber o que fazer, podemos citar vários, como:
- SurveyMonkey
- Typeform
- MindMiners
- wufoo
Depois dessas dicas, não perca tempo e vá entender melhor do seu público para saber como aumentar suas vendas, só não se esqueça de visitar sempre o blog para ficar sempre antenado no mundo empreendedor.