A avaliação de desempenho mensura a performance dos colaboradores ou áreas de uma empresa.

Avaliação de desempenho: entenda a importância e como aplicar

A avaliação de desempenho mensura a performance dos colaboradores ou áreas de uma empresa.



A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelo departamento de Recursos Humanos (RH), mais especificamente pela área de gestão de pessoas, para mensurar a performance dos colaboradores ou áreas de uma empresa. 

Ela pode ser realizada periodicamente de acordo com as necessidades da organização.

A metodologia ajuda a entender se o funcionário está abaixo, atende ou excede o desempenho esperado pela organização e, a partir de uma análise de hard skills e soft skills, ou seja, de habilidades técnicas e comportamentais, é possível traçar um plano estratégico.

Além disso, a avaliação de performance auxilia em uma visão estratégica para a empresa, já que coloca em evidência pontos fortes e pontos de melhoria, tanto no que diz respeito a cada funcionário quanto no que concerne às equipes. Dessa forma, fica mais fácil visualizar formas de aprimorar processos e gerar mais resultados.

Objetivos da avaliação de desempenho

Entre os objetivos mais comuns da avaliação de desempenho, estão desenvolvimento, melhoria e inovação.

As metas ajudam a mensurar o progresso e auxiliar no direcionamento do colaborador. Veja como definir.

Metas de desenvolvimento

Correspondem ao crescimento profissional ou pessoal. Aqui, você identifica o potencial do colaborador e busca a promoção das competências-chave para concretizá-lo.

Metas de melhoria

São os casos de corrigir o desempenho. Isso ocorre quando os relatórios apontam uma performance aquém dos padrões e requisitos esperados, e o RH deve acompanhar a evolução dos indicadores.

Metas de inovação

Consiste na criação de novas funções para aumentar a entrega de produtividade. É um fator determinante para o sucesso da empresa, porque, como o mundo vem se transformando rapidamente, as organizações são constantemente chamadas a inovar.

Metas Smart

Escolhendo as metas de desenvolvimento, melhoria e inovação, ou focando em outro aspecto, será importante estabelecer níveis de exigência adequados. A metodologia smart pode auxiliar bastante, uma vez que estabelece que as metas devem ser:

  • Algo claramente identificável e particularizado (específicas);
  • Aferíveis em termos quantitativos ou qualitativos(mensuráveis);
  • Um patamar dentro das possibilidades, forças e recursos dos destinatários (atingíveis);
  • Um fator realmente importante para empresa (relevantes);
  • Concretizáveis dentro de um prazo (definidas no tempo).

Ao considerar os cinco critérios, você promoverá a transparência nas avaliações de desempenho. Afinal, todos saberão quais são as expectativas, e elas serão justas.

 

Fonte: Contábeis

sobre nós

OGESTOR SISTEMAS

Desenvolvimento de soluções web e mobile para empresas: Emissores Fiscais e Sistemas ERP para Gestão.

você pode gostar também

Prepare-se para o sucesso! 10 tendências de mercado para deslanchar seu negócio em 2024, saiba mais!
  • Maria Paiola
  • 20 de fevereiro de 2024, às 12:11
As 10 Tendências de Mercado que Você Não Pode Ignorar em 2024
  • Ricardo Buzzo
  • 15 de janeiro de 2020, às 19:32
5 passos determinantes para vender mais
Previna-se contra fraudes na Black Friday, conheça dicas essenciais para compras seguras online. Saiba mais sobre como evitar armadilhas e garantir ofertas reais!
  • Alex Reissler
  • 21 de novembro de 2023, às 17:48
Black Friday 2023: Dicas para Compras Seguras e Alertas Contra Fraudes
O Certificado Digital é uma assinatura eletrônica que traz facilidade para pessoas físicas e jurídicas no envio de documentos importantes, garantindo validade jurídica, segurança e confidencialidade de dados. Saiba como ele otimiza processos, reduz custos e sua importância para empresas e pessoas físicas.
  • Alex Reissler
  • 31 de julho de 2023, às 08:00
A importância do Certificado Digital
Descubra como aumentar suas vendas com estratégias que as grandes marcas utilizam! Não perca essas dicas essenciais
  • Alex Reissler
  • 05 de março de 2025, às 08:05
O segredo que as grandes marcas escondem para vender mais