- Ricardo Buzzo
- 17 de novembro de 2020, às 20:06
Muita gente chegou a dizer que o Email Marketing estava próximo do fim com o crescimento das mídias sociais, mas não foi o que aconteceu.
Isso porque as pessoas têm o email totalmente incorporado às suas vidas: ele é a coisa mais simples e fundamental que alguém pode ter na internet. Muitos vão além e são até compulsivos com seu uso, passando o tempo todo com a caixa de email aberta e conferindo cada nova mensagem que chega.
Sem dúvida as redes sociais, por exemplo, são uma ótima forma de espalhar sua mensagem e chegar aos seus clientes. No entanto, esses canais geralmente são encarados com mais informalidade e menos compromisso que o email.
As pessoas não se sentem na obrigação de ver todos os posts na página do Facebook das empresas que seguem, nem de lerem todos os posts publicados nos blogs das suas marcas favoritas.
Além disso, é mais difícil acompanhar todas as atualizações publicadas nas redes sociais. Já os emails são olhados cuidadosamente, em geral todos os dias.
Por mais que todos tenhamos que lidar com alguns spams indesejados, se a pessoa assinou o conteúdo da sua empresa e sabe que é relevante para ela, há uma tendência muito grande de o seu email ser aberto e lido.
Desse modo, usar de forma adequada o Email Marketing é uma arma muito eficiente para manter um relacionamento com as pessoas, sejam elas clientes atuais ou apenas potenciais interessados.
Esse é um ativo que deve ser nutrido com o tempo e explorado com cuidado, mas os resultados valem o esforço.
O Email Marketing é um canal de comunicação e relacionamento que oferece diversas opções de estratégia de Marketing Digital.
Com ele, é possível utilizar vários formatos de comunicação, como ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos úteis etc.
Cada um desses formatos deve ser usado para ocasiões específicas. Alguns são mais voltados para a venda de um produto, notificações sobre a atualização em um blog, oferta de um download gratuito, comemorações e mais.
Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre alguns desses formatos para você ter uma visão geral sobre o que pode — e o que não deve — ser feito.
Newsletters são uma boa forma de se comunicar para nutrir o relacionamento com seus Leads e clientes de maneira mais leve e com mais proximidade.
Elas costumam ter uma abrangência maior de interesses, abordando diversos assuntos dentro de um tema amplo. Por exemplo, é possível promover um produto para os que estão em um momento avançado de compra, mas também ser relevante para os que ainda se interessam apenas pelos artigos e dicas.
Se sua empresa já possui um blog com conteúdo frequente, a newsletter é uma excelente forma de alavancar o alcance do conteúdo.
Antes de tudo, é importante entender que “promocional” não quer dizer apenas email divulgando promoções e produtos.
No caso do email, “promocional” é no sentido de “promover uma oferta”, seja ela um conteúdo gratuito ou um produto de fato. Esmiuçando melhor, um email promocional pode ser:
Emails promocionais têm como foco único a conversão, sem as várias opções que uma newsletter possui. Eles possuem um potencial enorme de levar a mensagem certa para a pessoa certa em qualquer etapa do estágio de compra, caso seja feita de forma otimizada.
E como fazê-los de forma otimizada? O segredo está na segmentação, ou seja, enviar o email para um público-alvo específico que esteja interessado no que está sendo oferecido.
Uma outra opção de uso de Email Marketing é usar as datas especiais de cada usuário para enviar uma mensagem personalizada.
Essas campanhas podem corresponder a mensagens de aniversário, datas comemorativas, parabenizações por alguma conquista e felicitações em geral.
A ideia central é fazer com que seus Leads e clientes se sintam lembrados e que sua empresa esteja presente nos momentos importantes para o seu público.
Datas comemorativas podem ser excelentes para promover sua marca. Geralmente, os emails de comemoração envolvem um uso maior de artifícios visuais e textos curtos para conquistar e prender a atenção do destinatário.
O email de boas-vindas é o email que você enviará ao seu prospect assim que ele se tornar Lead. Pode não parecer importante, mas esse email tem diversas funções, principalmente avançar o usuário em sua jornada de compra, ou seja, nutri-lo com informações relevantes. O próximo passo que ele tomar pode ser decisivo na relação com sua empresa.
Para aumentar a taxa de engajamento de suas campanhas e alcançar o objetivo que provocou o envio, a regra número 1 de emails para clientes inativos é fazer uma oferta interessante, alinhada com as características do público que receberá o email e com uma periodicidade adequada.
Também é importante se lembrar de destacar a relevância do assunto do seu email e segmentar os Leads selecionados para o envio, entre outras dicas importantes para que suas campanhas de email tenham boas taxas de abertura e clique.
Mas, além disso, há algumas boas práticas que você pode adotar para engajar seus Leads que não estão mais interagindo com os seus emails. São elas:
O Email Marketing tem um papel muito importante para empresas que trabalham no modelo de ecommerce, seja para engajar, relacionar-se, aumentar a taxa de conversão, enviar promoções, divulgar novidades ou diminuir a quantidade de carrinhos abandonados.
A seguir, veja algumas dicas para que esta ferramenta traga os melhores resultados e para que as mensagens sejam relevantes e não virem spam:
Automação de marketing é qualquer interação que ocorra entre a empresa e o Lead/cliente de forma automatizada, com objetivo de se relacionar com esse Lead ou cliente de acordo com as ações dele no seu site, redes sociais ou Email Marketing.
Isso significa que, dependendo do caminho que seu Lead ou cliente fizer, sua resposta a ele será diferente. Ou seja, o relacionamento, apesar de automatizado, será personalizado.
Assim, a Automação de Email Marketing consiste no envio de emails automáticos para o Lead, dependendo de determinada ação que ele realizou.
Esses emails podem ser de diversos tipos, mas aqui vamos focar nos emails de nutrição de Leads, que consiste em enviar, de forma automatizada, uma série de emails com conteúdos relacionados ao tema pelo qual o usuário demonstrou interesse.
À medida que os emails vão sendo disparados e o Lead vai consumindo os conteúdos, novos emails são enviados, conduzindo o usuário pela jornada de compra até levá-lo ao Fundo do Funil.
Se ele chegar nessa etapa, é sinal de que provavelmente está maduro para comprar e, se for qualificado, é o momento ideal para o vendedor abordá-lo.
Esses emails ajudarão a informar o Lead e a conscientizá-lo da importância da sua solução, aumentando as chances de ele comprar com você.
fonte: resultadosdigitais.com.br