Previsão para este ano é IPCA fechar em 5,7%

Ipea projeta inflação oficial em 4,9% para 2023

Previsão para este ano é IPCA fechar em 5,7%



A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve fechar 2023 em 4,9%, segundo previsão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A projeção é a mesma para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação da cesta de compras para famílias com renda até cinco salários mínimos.

Ambos indicadores são divulgados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o Ipea, para este ano, a previsão é que o IPCA fique em 5,7% e o INPC feche em 6%.

De acordo com a previsão do Ipea para o IPCA em 2023, os alimentos consumidos no domicílio devem ficar 5,2% mais caros, enquanto os outros produtos devem ter inflação de 3,3%.

Os serviços devem ter inflação de 5,4%. Analisando-se apenas os serviços de educação, a previsão é que haja uma alta de preços de 5,7%. O IPCA para os serviços monitorados deve fechar em 5,6%, segundo o Ipea.

“Mesmo diante da expectativa de comportamento favorável dos preços do petróleo no mercado internacional e de um cenário hídrico confortável, estima-se que a deflação apresentada para os preços administrados em 2022 seja revertida ao longo de 2023. Além dos reajustes contratuais das distribuidoras de energia e das operadoras de planos de saúde, a recomposição mais acentuada das tarifas de transporte público deve exercer pressão sobre este grupo de preços no próximo ano”, informou o Ipea, por meio de nota.

Ao mesmo tempo, a perspectiva de queda de preços dos commodities no mercado internacional e a normalização das cadeias produtivas devem impedir “pressões adicionais sobre os preços dos bens industriais e dos alimentos”.

Os preços dos alimentos também devem ter altas menos intensas devido a fatores como a projeção de uma safra recorde de grãos e a baixa probabilidade de eventos climáticos adversos.

A expectativa de crescimento mais moderado da atividade econômica, no ano que vem, deve trazer uma acomodação do mercado de trabalho e um consequente esfriamento da demanda, o que deve provocar uma desaceleração dos preços dos serviços livres.

 

Fonte: Agência Brasil

sobre nós

OGESTOR SISTEMAS

Desenvolvimento de soluções web e mobile para empresas: Emissores Fiscais e Sistemas ERP para Gestão.

você pode gostar também

Desenrola PJ focará na renegociação de dívidas tributárias de pequenos empresários com descontos de até 90%.
  • Alex Reissler
  • 01 de agosto de 2024, às 14:00
Desenrola PJ prioriza dívidas de pequenas empresas
Condições da economia contribuíram para a alta
  • Ricardo Buzzo
  • 04 de novembro de 2022, às 11:14
Confiança do empresário do comércio cresce 0,7%
  • Ricardo Buzzo
  • 06 de março de 2019, às 19:00
O que é marketplace?
Descubra como iniciar e-mails profissionais e deixe uma impressão impecável. Saiba como causar impacto em suas comunicações corporativas com nossas dicas essenciais.
  • Alex Reissler
  • 05 de outubro de 2023, às 12:00
Dicas Profissionais para Dominar a Arte da Comunicação por E-mail
Atenção, MEI! Prazo para quitar dívidas do Simples Nacional foi prorrogado, mas corra! Evite multas e regularize seus débitos agora. Descubra como a OGESTOR pode te ajudar!
  • Maria Paiola
  • 03 de janeiro de 2025, às 08:09
Alívio! Prazo para quitar dívidas do Simples Nacional é prorrogado
a importância do rateio de despesas e como ele pode ser utilizado para melhorar os resultados de sua empresa.
  • Ricardo Buzzo
  • 22 de fevereiro de 2023, às 12:06
Compreender a Política de Rateio de Despesas
Saiba como fazer o registro de uma marca no INPI, evitando plágios e garantindo a exclusividade. Conheça os passos, custos e benefícios desse processo.
  • Alex Reissler
  • 02 de novembro de 2023, às 08:00
Registro de Marca no INPI: Um Guia Passo a Passo