- Ricardo Buzzo
- 17 de julho de 2020, às 20:05
Investir em marketing digital não é fácil não, exige de quem está investindo mensurar o quão efetivas estão sendo as ações planejadas e em execução, da mesma forma que se faz em anúncios convencionais. O grande “BUM” que o marketing digital trouxe foi a possibilidade de agora saber exatamente para quem você está mandando a mensagem, ainda saber o perfil qual o perfil completo de quem acompanha e se interessa pelo produto ou serviço oferecido por sua empresa, e assim traçar uma estratégia pontual, com palavras chaves, anúncios pagos em redes sociais e sites.
Essa vertente do marketing atua desde a geração de Leads (potenciais clientes) através do que chamamos de Landing Pages onde disponibilizamos os materiais do interesse do visitante, depois que este preencha um formulário que usaremos para nutri-lo com informação.
Respondendo a pergunta do título, hoje são mais de 3 bilhões de pessoas conectadas todos os dias pela internet, o Brasil é o 4º no ranking com 120 milhões de usuários todos os dias, ficando atrás apenas dos Estados Unidos em 3º (242 milhões), Índia em 2º (333 milhões) e da gigante China em 1º (705 milhões).
Um dos principais benefícios da marketing digital é ter um menor investimento comparado ao marketing tradicional, além disso ainda podemos citar o como já dito, o alcance mensurável. O marketing tradicional além de mais caro é difícil saber quanto público foi atingido. No marketing digital, por ser mais barato, os investimentos podem ser de acordo com seu bolso, assim você pode escolher se quer gastar R$7,00 reais na semana ou R$7.000,00 no dia. Claro que quanto maior for o aporte, maiores serão os resultados, mas como já diziam os antigos: “É de pouco em pouco que a galinha enche o papo”.
A visibilidade conta muito no marketing, e estando no meio digital, você pode ficar mais “visível” para as pessoas, visto que estamos falando de um meio que as pessoas passam o dia inteiro entretidas. Segmentar seu publico-alvo, tornar-se referência em seu segmento e analisar os dados em tempo real são coisas que devem andar de mãos dadas, visto isso vamos falar um pouco mais sobre isso:
- segmentar seu público-alvo: é possível segmentar através dos Leads o perfil interessado em cada serviço ou produto, assim poderá atingir com maior facilidade o público interessado. É importante criar uma persona (perfil individual de cada cliente que deseja atingir), é importante destacar que persona não é público-alvo (grupo de clientes com interesses e perfis SEMELHANTES).
- tornar-se referência em seu mercado de atuação: essa possibilidade é possível a partir do momento que oferece conteúdo de qualidade para aqueles que querem solucionar problemas, vender um produto é somente a última etapa de um processo que busca sanar um problema e muitas vezes, seu cliente nem tem total noção ou dimensão do problema que enfrenta.
- identificar erros em suas estratégias: o marketing digital te facilita identificar erros em suas estratégias, como direcionamento vago de público, conteúdo com baixa qualidade e outros. Identificando as falhas poderá recalcular e corrigir esses erros.
Não basta apenas oferecer algo de qualidade, deve gritar aos quatro cantos do mundo o quanto seu produto é bom, e é aí que o marketing entra, e se seu orçamento não é tão grande, ou só o marketing convencional já não é o suficiente para seu negócio, o marketing digital é a opção perfeita para seu negócio.