- Maria Paiola
- 02 de agosto de 2024, às 08:08
ERP é um sistema que reúne e consolida dados de diferentes processos de uma empresa (estoque, vendas, cadastro de clientes etc.). O objetivo de implantar um sistema assim é auxiliar a gestão, o planejamento e a tomada de decisão no dia a dia e a longo prazo.
Ter um sistema ERP é permitir que você visualize por completo as movimentações realizadas pela empresa, tendo uma visão mais ampla do seu negócio podendo obter inúmeros ganhos em seu dia-a-dia . O grande propósito dos sistemas ERP é, resolver e melhorar os processos internos da empresa para que futuramente, você possa evitar que seus produtos faltem no estoque, por exemplo, aumentando assim o custo de compra dessa mercadoria para a empresa, pois não terá um tempo para negociar com o fornecedor.
A grande vantagem desse tipo de sistema é que todas as informações geradas pelos setores da empresa são concentradas em um único local pelo fato de ter os seus módulos integrados. A automação desses processos permite que sua empresa ganhe mais produtividade e com isso seu negócio crescerá gradativamente, além de oferecer segurança das informações geradas e um fluxo de dados rastreável.
Vamos usar de exemplo uma pequena empresa, aonde será necessário controlar as vendas, emitir as notas fiscais e também gerenciar o financeiro. Para este exemplo, devemos considerar alguns pontos.
O gerente precisa obter relatório para que ele possa gerenciar melhor a sua equipe e ver os resultados em relação as vendas dos mês anterior. Essa forma de gestão em planilhas se torna bem difícil de se controlar, visto que ele irá precisar de outros recursos para que possa obter relatórios mais precisos. Através das integrações dos módulos que um sistema ERP possui, fica muito fácil do gerente visualizar o custo em relação aos produtos que foram vendidos, podendo também analisar o markup em cima da venda finalizada pelo vendedor, controlar as comissões de cada pedido entre outras coisas.
As vantagens que esse tipo de informação traz para a empresa é de fato relevante, pois será necessário aplicar uma ação de marketing em cima dos produtos para que o fluxo deles seja maior.
Utilizando o exemplo acima, ao final da venda o cliente precisa da nota fiscal em sua mão para que possa ter a garantia do produto comprado. Através de uma planilha, seria necessário utilizar um Software específico a parte para a emissão desse documento fiscal, no qual poderia levar mais alguns minutos até que seja finalizado. Esse processo, no dia-a-dia das pessoas pode se tornar burocrático, podendo não influenciar o cliente de voltar em sua loja e realizar uma nova compra, pois ele sabe que se estiver com pressa não terá como ir até a sua empresa.
Com um sistema de gestão que faz isso de forma integrada, a sua empresa estará economizando em tempo gasto para a emissão desse documento fiscal e também estará mostrando ao cliente que o foco do seu negócio e o atendimento rápido, facilitando assim o seu processo diário de venda.
Em um faturamento onde é necessário realizar a emissão do boleto, por exemplo, seria mais um caso em que demandaria tempo para digitar todas as informações manualmente, burocratizando ainda mais o processo de venda em sua empresa. Com um sistema de gestão integrado, esse boleto seria emitido no mesmo momento em sua sua venda fosse concluída, evitando assim o retrabalho da digitação.
Automatizar os processos financeiros da sua empresa é algo de extrema importância, pois somente assim você terá um controle completo e forma dinâmica, para que você possa obter relatórios completos em sua plataforma de gestão.
Sabemos que hoje as empresas necessitam de um sistema que seja 100% integrado e seguro para gerenciar o seu negócio. Você pode falar com um de nossos consultores e apresentar o seu negócio, nós temos a solução ideal para você e sua empresa.